30 julho 2009

hoje é dia


Em 30 de Julho de 1921, John J. Richard MacLeod descobriu a insulina. Meu pai ficou diabético e tive outros parentes com esse problema. Então, sei a diferença na qualidade de vida que esse medicamento proporcionou aos pacientes. Papai gostava tanto de doces, e os de casa, eram feitos pela minha mãe. Nunca tinha de um tipo só, eram vários doces ao mesmo tempo. Um melhor que outro. Meu pai provava ainda quente de todos, raspava as panelas onde tinham sido feitos e depois de cada refeição era sagrada a sobremesa, um docinho feito em casa. Quando soube que estava diabético, isso há mais de quarenta anos, ficou a princípio muito triste. Como ficaria sem seus doces? Mas logo, pessoa equilibrada e espiritualizada que era, aceitou e não permitiu sequer que minha mãe deixasse de fazer os doces por causa dele. Era ele quem não podia comê-los. "As crianças gostam e precisam comer doces, para terem energia", dizia ele. Demorou muitos anos para surgirem no mercado os primeiros doces sem açúcar, feitos com sacarina. Não eram muito gostosos não. Aliás, eram bem pouco gostosos. Mas meu pai ainda dizia que ele tinha muito a agradecer, pois muitos diabéticos não tinham conhecido a insulina, da qual ele fazia uso e por falta dela, tinham morrido. Então ele era um felizardo. Realmente esse medicamento fez toda a diferença na vida de muitos pacientes.

Nenhum comentário: