28 julho 2009

receita de família - polenta




Hoje fiz polenta para o almoço. Antes, com as crianças ainda pequenas, era um auê na hora do ponto da polenta. Elas gostavam bem molinha, para comer com colher e molho de carne moída. Sergio, preferia bem grossa, ponto de corte. Na refeição seguinte era de lei, polenta frita. Aí, todos gostavam. Hoje o ponto ficou no meio termo. Sabem que já comi polenta em restaurantes bons, e a danada veio toda empelotada? Antes de fazer do meu jeitão, também encontrava na hora de comer alguns gruminhos, mas depois desenvolvi uma técnica, que não deve ser segredo para ninguém, mas que para mim, ficou sendo o melhor modo de fazer uma polenta bem liza. Levo uma panela grande ao fogo com azeite. Quando está bem quente, espremo alho direto nela e depois de dourado coloco metade da quantidade da água que usarei para a polenta e espero ferver. A outra metade, coloco em uma vasilha com o fubá. Quando o caldo na panela começa e ferver, despejo o fubá com a água. Acrescento sal, salsinha, orégano ou ervas finas, para dar um gostinho especial e mexo sem parar. Isso leva, para meu gosto, uns 30 minutos. Haja braço. Pode ser exagero, pois o fubá usado hoje em dia é mimoso, mas acostumei assim. A polenta fica leve, lisa e deliciosa.Para ponto de corte, uso uma medida de fubá e 3 1/2 medidas de água. Se for para comer com colher, bem líquida é só acrescentar mais água. Com molho de carne moída e queijo ralado, fica um absurdo de bom.

2 comentários:

Fla disse...

Hummm...adoro polenta.

Viu, a padaria que compro o pão de torresmo é do lado de casa... eu não sei o nome da rua, mas vou te explicar como chega.

Vindo pela Marginal sentido centro bairro, você vai entrar na ponte do pinga pinga. Aí você se mantém a direita e vem sentido Jd. Saira.
Aí você segue reto, ao invés de entrar na av. Rudolf Dafner que é a do Sorocaba Park Hotel, você segue reto, aí é só seguir reto, passar o cruzamento e você vai ver a padaria. Ela chama Flamboyant. Na esquina da padaria tem uma locadora, é facinho de achar.

Ah, a pizzaria que eu te passei o telefone fica na rua de cima da padaria... chegou a ligar lá e pedir?

Beijão
Fla

Nane Cabral disse...

Ai que maldade essa polenta hein?! Amoo polenta, fiquei com água na boca... humm... bom demais. Que bom que tem visitado meu blog, fico muito feliz com sua visita. Qdo vc postar a receita de biscoitos vou fazer com certeza. Beijos