19 agosto 2009

receita de família - salada de jiló


Eu não gosto de jiló, mas essa salada que aprendi fazer com minha cunhada, é dos deuses. O preparo é muito simples: Lavei os jilós e desprezei as pontas. Cortei em rodelas não muito finas e levei para cozinhar em água com tempero. Depois de cozido, escorri e deixei esfriar um pouco. Coloquei na vasilha onde seria servido e temperei com muito alho picado, azeite, limão e sal. Para comer com torradas, é divino. Mesmo para quem não gosta de jiló como eu, é um absurdo de bom. Eu comi com Pão de cenoura. O pão, fiz na máquina e a receita é: 1 copo de água, 1 colher de manteiga bem cheia, 1 colher de azeite, 1 colher de sobremesa de sal, 1/2 cenoura média ralada, 2 colheres de sopa de açúcar, 750grs de farinha de trigo(mais ou menos) 1/2 envelope de fermento biológico seco. É só misturar tudo. Fazer o pão. Deixar crescer e assar. A cor que a cenoura dá ao pão é demais.

Um comentário:

Fla disse...

Olha eu já tentei comer jiló diversas vezes, mas menina acho tão amargo.
Meu marido, minha mãe, minha irmã, adoram, mas eu não consigo.
É que nem escarola, não vai...rs.

Agora esse pão me interessou e muito.
=)
bjs
Fla