04 setembro 2009

receita de família - creme com bananas e suspiro




Essa receita tem muito tempo e com o passar dos anos foi muito modificada. Essa que eu fiz, é a mais antiga que eu conheço. É a receita que mamãe costumava fazer para nós. Fiz assim: numa frigideira coloquei 1 x de açúcar para caramelar. Acrescentei pelo canto da frigideira 10 col. de água. Esperei o açúcar dissolver e acrescentei 6 bananas pratas cortadas ao meio pelo comprimento. Esperei a banana estar caramelada e arrumei no fundo de uma travessa. À parte, em uma panela, misturei 5 col. de sopa de amido de milho, 4 x de leite, 1 lata de leite condensado, 2 gemas e 1 col. de sopa de margarina e levei ao fogo até formar um creme que coloquei ainda quente por cima das bananas. Com as claras e 3 col. de sopa de açúcar, fiz um merengue. Bati bastante mesmo, para o suspiro ficar bem leve e o açúcar bem dissolvido. Cobri o creme com esse suspiro e levei o doce ao forno quente. Coloquei a grade na parte mais alta e a temperatura no máximo em cima e médio embaixo. Logo o merengue estava dourado. Desliguei o forno, mas conservei o doce dentro dele até esfriar. Depois de totalmente frio, levei para gelar. Todo mundo adorou.

4 comentários:

Nane Cabral disse...

Humm... deu água na boca, essa receita vou anotar já!! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Fla disse...

Deve ficar especial hein?
Beijos
Fla

Unknown disse...

nossa.. .tudo fica bom com banana né?
que delícia

Lilian disse...

Welze, minha filha, eis que vc salvou uma criança!!!!
Veja vc que a minha chefe está grávida e sempre fala de uma tal sobremesa com bananas que ela comeu em um restaurante e desde então o desejo dela é persistente. Várias pessoas já tentaram reproduzir com as informações que ela deu e ninguém conseguia.
Ontem, cheguei de viagem, entrei aqui e vi esta. Fui fazer e agora ela está aqui, feliz e contente, comendo um pirex enorme de Creme de bananas e suspiro. O bebê Marquinhos agradece!!!
Bj grande.
Lilian
http://pitaconacozinha.blogspot.com