24 setembro 2009

receita de família - panquecas de bananas (frutas)



Eu e minha vizinha conversávamos, quando vimos que "nosso" bananeiro Seu Zé, vinha chegando. A filhinha dela logo disse que queria comprar a fruta, ao que ela disse que não, pois já tinha muita banana na fruteira e que já estavam a perder. Eu lhe disse que gostava de bananas bem maduras, pintadinhas mesmo, para fazer panquecas. Ela me perguntou como fazia isso. Se preparava um doce e as recheava com ele. Lhe disse que não, que as frutas entravam picadas na massa. Ela não imaginava como seria isso e eu estranhei o fato dela não conhecer. Mas como temos alguns, ou muitos anos de diferença nas idades, achei que essa era a razão. Outro dia, num dedinho de prosa que estávamos tendo, minha vizinha se lembrou das panquecas e me disse que também a mãe dela não conhecia essa iguaria. Aí foi que estranhei mesmo. Temos a mesma idade. Resolvi fazer, e claro, levar para que ela saboreasse. Ela adorou. Fiz assim: misturei numa tigela 1 ovo grande, 1 col. de margarina, 1 x rasa de açúcar e 1 x de leite. Depois acrescentei mais ou menos 2 x de farinha de trigo, dei outra boa misturada. Adicionei bananas picadas em rodelas grossas, uvas passas e 1 col. de fermento em pó. Tudo misturado bem, coloquei uma frigideira anti aderente no fogo, esperei esquentar, pincelei óleo, baixei o fogo e fui colocando pequenas porções da massa. Esperava dourar um lado e virava para dourar o outro. Depois de todas prontas é só cobrir com geleia, açúcar e canela ou cravo moído, leite condensado, ou mel, como foi minha opção dessa vez. Ficaram deliciosas. Preparo também com maçãs e ficam igualmente muito boas. Matei a vontade, a curiosidade da minha vizinha e a saudade dos lanches que mamãe nos preparava.

5 comentários:

Unknown disse...

huuuuuuum que delícia!
pena que meu namorido tem diabetes, ele ia amar isso!!!

Unknown disse...

ossa.. .acabei de imaginar uma boa bola de sorvete de creme em cima e calda de chocolate.. .ai ai ai

Rachel disse...

Welze, que delícia querida, já anotei a receitinha e logo, logo estarei fazendo. Uma sobremesa rápida e acaba salvando aquelas bananas que já estão passando da hora na fruteita, ótima dica! Bjuss!!!

Fla disse...

Caramba mulher, também não conhecia isso não. Deve ficar super hiper bom. Acho que vou fazer para o café da manhã de domingo.
Beijos

Nane Cabral disse...

Humm... deu água na boca, que delícia! banana é tudo de bom!! já anotei a receita. Bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com