01 outubro 2009

receita de família - Pão com azeitona e cebola




Logo que me formei, fui trabalhar como contadora em uma indústria que estava se instalando aqui em Sorocaba. Estando em fase de instalação, não tínhamos quase nenhuma infra estrutura, como cozinha ou refeitório, por exemplo. Nosso almoço, trazido de casa, tinha que ser na base de saladas de legumes, bolos salgados, e sanduiches. Muuuuuitos sanduiches. Os mais variados possíveis. Era um desafio diário à criatividade. Passados alguns meses, eu já não aguentava mais salada de batatas e ovos cozidos, pão com mortadela, salaminho, queijos, rosbife e frios mil. Numa manhã, ao preparar meu lanche, abri a geladeira e nada me apeteceu. Estava enjoada de tanta comida fria, mas não tinha outro jeito. Foi quando vi um vidro de azeitonas. Lindonas. Grandes e sem caroços. Ainda não tinha feito sanduiche de azeitona. Pensei, é hoje que experimento. Abri um filãozinho, ou pão francês, passei margarina e coloquei algumas azeitonas fatiadas. Na hora do almoço, quando comi meu lanche, fiquei surpresa com o sabor. Estava delicioso. A azeitona tinha passado seu sabor para a margarina e tudo combinou muito bem. Depois desse dia, meu acervo de sanduiches ganhou mais uma opção. O pão que fiz hoje, me lembrou o daquele tempo. Fiz assim: em azeite, refoguei cebolas fatiadas, até secarem. Adicionei alho em flocos, pimenta calabresa seca, orégano, cheiro verde, azeitonas verdes picadas e um pouquinho de sal. Reservei. O pão, fiz na máquina, mas a receita é: 1 ovo, 1 copo de leite, 3 col. de margarina, 1 col. de sobremesa de sal, 2 col. de sopa de açúcar, 3 copos de farinha de trigo e 1 1/2 col. de sopa de fermento biológico seco. É só amassar tudo, deixar crescer um pouco, abrir com as mãos mesmo, nem precisa do rolo. Rechear com o refogado já frio, enrolar e levar para assar. Ficou bonito e gostoso.

Um comentário:

Fla disse...

Eu vou ter que fazer este pão e logo!
-)
Beijos