11 novembro 2009

nutrição

A importância dos nutrientes: para que serve cada um.
MAGNÉSIO: atua na manutenção das funções da musculatura cardíaca e ativa as enzimas da digestão.

2 comentários:

Unknown disse...

Querida, por conta de sua postagem fiquei curiosa em saber mais sobre o magnésio e fiquei encantada em saber de coisas que nem imaginava:

http://saude.abril.com.br/edicoes/0301/nutricao/conteudo_293833.shtml

É a chave do aproveitamento de energia, resume a nutricionista Cristiane Sales, que investiga o mineral na Universidade de São Paulo. O magnésio é um dos principais fatores de ativação de receptores de insulina, o hormônio que converte açúcar em energia e o coloca dentro da célula. Sem ele, o carboidrato sobra no sangue e não é aproveitado direito. Ou seja, esse nutriente é essencial para afastar o diabete e a própria síndrome metabólica. Para reforçar a lista de benefícios, um novo estudo comprova que o déficit desse nutriente acelera o envelhecimento. Em meios de cultura com diferentes quantidades do mineral, deixamos que células humanas se dividissem por três meses. O magnésio regula enzimas, estabiliza o DNA das células e as protege de agressões, justifica. O mineral também atua na absorção de cálcio, na atividade neuromuscular e no equilíbrio de potássio, importante para as funções cardíacas.

QUANTIDADE DE MAGNÉSIO
Aveia ..............119 mg
Arroz integral ......59 mg
Queijo tofu ....... 38 mg
Milho ..................33 mg
em 100 gramas

RECOMENDAÇÃO DIÁRIA
homem ............. 420 mg
mulher ..de 300 a 320 mg
criança (varia de acordo com a idade).. de 80 a 130 mg

DICAS DE CONSUMO
Evite associar o mineral a altas doses de álcool ou açúcar, porque eles prejudicam sua absorção. Procure manter um intervalo de aproximadamente duas horas entre o consumo de magnésio e o de laxantes, diuréticos ou antibióticos do tipo tetraciclina

EM EXCESSO...
Muitas vezes acaba provocando alterações no ritmo cardíaco. Também não são raros problemas respiratórios e pressão baixa.

SE HOUVER CARÊNCIA...
Causa fadiga, irritabilidade, alterações neuromusculares, fraqueza, arritmia cardíaca e prejudica a absorção do cálcio.


Adorei saber, obrigada pela dica!

Tati - Panelaterapia disse...

Sobre o magnésio eu não sabia nada! Seu post e o comentário da Vovó Cristina foram muito esclarecedores!!!
bjs