10 janeiro 2010

CABELO CRESPO


A moda as vezes é bem cruel. Se você não tomar cuidado, ela lhe escraviza na boa, sem você nem perceber. É legal, à medida do possível, ser uma pessoa antenada com a moda de roupas, sapatos, acessórios, estilo de vida, enfim tudo. Mas há que se ter muito cuidado. Há que se ter parcimônia, para não virar um boneco, um joguete na mão da DONA MODA. Já vi pessoas estarem ridículas, com certas roupas, ou sei lá o que, que não lhe dizem o menor respeito, nada a ver com a tal pessoa e ela lá, achando que está abafando. É claro que se a pessoa estiver bem, tudo bem, mas acho que dá para conciliar roupas por exemplo, que estejam na moda, com seu tipo físico, com o lugar que está frequentando, com sua idade, seu padrão de vida e mais alguma coisa. Tem gente que faz até sacrifício para adquirir um determinado modelito, só para estar NA MODA. Não pode, não é certo. Daqui a pouco tempo, esse mesmo modelito, não terá outro destino que não seja um brechó, ao qual você o venderá pelo preço de um passe de onibus, isso se tiver sorte. Então, pega leve. Outra moda que escraviza se a gente não tomar cuidado, é a dos CABELOS.
Nossa, como sofri com meus cabelos crespos quando a moda era tê-los lisos. Como eu os fiz sofrer. Era um tal de lavar os cabelos compridos e com eles ainda molhadíssimos fazer uma TOUCA, que era enrolá-los em volta da cabeça e amarrar um lenço de seda bem apertado por algumas horas e no meio do tempo, virar os cabelos e enrolá-los ao contrário. Essa prática dava uma dor na raiz do cabelo, que só quem fez isso pode dizer. Arrebentava o cabelo, demorava horas para secar o dito cujo, dava uma certa dor de cabeça e tudo isso para te-los até a próxima lavagem, lisos e soltos como não vieram ao mundo. Isso se não estivesse chovendo, pois se isso acontecesse, adeus touca. Os danados encurtavam e encrespavam em segundos. Você saía de casa com eles pela cintura e voltava com os mesmos cabelos pelos ombros. Ah, como eu queria nessa época, ter cabelos lisos. Via fotos da minha mãe e tias, de artista de cinema de muitos anos atrás, com cabelos lindo e crespos e sonhava com essa moda de volta. Mas que nada. A MODA era ter cabelos lisos, então, TOUCA neles. Um apetrecho sem o qual ninguém de cabelos compridos saía de casa, era um bom pedaço de elástico, pois se o tempo mudasse de seco para úmido, o negócio era fazer um bom e belo rabo de cavalo. Eu, como uma estação metereológica ambulante, avisava com uma certa antecedência a todos, quando ia chover, pois meu cabelo já começava a encrespar muito antes do céu avisar que a chuva chegaria. Agora, com a idade e deve ser por conta dos hormônios, meu cabelo está ajeitadinho, mas justo agora, que tem tanto recurso para mantê-los como se bem quiser. A moda de cabelos lisos, judiou um pouco de mim. Tinha cabelos, mas não tive cabeça para perceber isso naquela época

Um comentário:

Leci Irene disse...

ah! ah! Eu muito apelei para a TOUCA - como dizem: tipo assim, enrolar o cabelo em volta da cabeça e colocar um monte dos benditos grampinhos!!!!!!!!!!!!!! ai!!!!!!!!!!!!!