18 janeiro 2010

receita de família - esfirras de carne

Essas esfirras de carne foram feitas com a melhor receita que conheço. Copiei essa receita de um programa de culinária, há muitos anos e desde então, não faço de outro modo. Quem fez na TV foi o culinarista Álvaro Rodrigues, o que por si só, já é uma boa indicação de que a receita vale a pena. Comecei pelo recheio, que fiz assim. Misturei 1/2 kg de carne magra moída com 1 cebola e 1 tomate firme, picados bem miudinhos, sal e suco de 1 1/2 limão. Misturei bem e coloquei em uma peneira para escorrer . Para a massa, coloquei em uma bacia, 30 grs. de fermento(fresco) para pão, 1 1/2 copo de água morna, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa rasa de sal, 1 copo de óleo e mais ou menos 700grs. de farinha de trigo. Misturei os ingredientes. Não precisa sovar. Fiz bolinhas e fui colocando em assadeira. Quando terminei a última, já voltei à primeira , abri na mão, recheei, fechei como esfirra e coloquei em assadeira sem untar. Depois de todas prontas, levei ao forno já quente em temperatura alta. Não pincelei nada e ficaram assim bonitas. São realmente deliciosas. Sugestão: a receita pede 1 copo (requeijão) cheio de óleo. Eu, particularmente, acho demais e coloco um pouquinho menos. Com a mesma massa, faço esfirras abertas que logo postarei aqui.

4 comentários:

Giovana disse...

Huummmm acho q posso at sentir o cheiro da esfirra acabando de sair do forno....=D

Gina disse...

Tenho uma receita antiga de esfirra e até já comercializei meus salgadinhos...rsrs! Faz tempo que não preparo, mas ultimamente está me dando vontade de resgatar a receita.
Prefiro mil vezes os salgadinhos assados. Delícia!
Bjs.

Fla disse...

Welze também faço a mesma receita e até hoje não encontrei receita melhor de esfirra.
Beijos
Fla

Unknown disse...

Welse, que delícia!!!
Estou copiando e qq dia faço aqui tb, estou dando um tempo, pq a balança tá que tá!! Obrigada pelas visitas, vc como sempre pontual! Feliz 2010!!!
Beijos, Cris.