23 fevereiro 2010

receita de família - torta de limão


Não tenho nada contra a massa de torta feita com bolachas e margarina, mas sem dúvida nenhuma, prefiro essa. É um verdadeiro biscoito e muito simples de fazer. Fiz assim: misturei 1 gema com 100 grs. de margarina culinária e 3 col. de sopa de açúcar. Juntei raspas da casca de 1/2 limão e farinha de trigo o suficiente para a massa desprender da mão, mas ainda estar macia. Cobri com papel manteiga e levei à geladeira por 1/2 hora. Enquanto isso, preparei recheio que fiz assim: misturei 1/2 x de chá de suco de limão espremido na hora, raspas da casca de 1/2 limão e 1 lata de leite condensado. Levei esse creme à geladeira. Tirei a massa da geladeira e forrei o fundo e lateral de uma torteira grande. Furei a massa com garfo e levei a assar em forno alto, até dourar. Tirei a massa do forno, cobri com o creme de limão gelado e com um merengue feito com a clara batida em neve e 4 col. de sopa de açúcar. Voltei a torta ao forno para dourar o merengue. Nós aqui de casa, gostamos dessa torta bem fininha, mas pode ser também preparada numa torteira menor e ficar mais espessa. Deliciosa de qualquer jeito.

9 comentários:

Maria Inês Feijó disse...

Nossa senhora!!!!Isso deve ficar muitooooo bom!!!!!!!Bjs

Fla disse...

Hum, deve ficar muito boa.
Meu marido ama torta de limão.
Beijos

Silvia Masc disse...

Eu sou meio preguiçosa com tortas doces, por isso no caso da de limão, faço aquela massinha com biscoito e manteiga, e o creme de leite condensado com limão, decoro com raspinhas e pronto. Não vai ao fogo, apenas à geladeira, fácil prática e todos por aqui gostam.
Acredito sinceramente que a sua seja muuuuuuuuto melhor...rs

beijinho

Unknown disse...

Welse, eu adoro torta de limão, amo essa massinha feito em casa, até pq é meio empada doce, hummm...maravilhosa! Mas para quem gosta dela bem clarinha é bom assar no forno baixo, isso é do jeitinho que cada um gosta, mas vale a pena lembrar, né? Beijos...adoraria comer um pedacinho agora!!!!

Cláudia Marques disse...

Deve ser uma delícia, adoro limão!! Só tenho uma dúvida: qdo a massa vai ao forno sem recheio, não começa a soltar-se nas laterais? Há receitas que mandam colocar feijão seco sobre a massa, mas como vc não falou, presumo que essa não cai, é isso? :)

MÓNICA disse...

AMIGA SUA TORTA FICOU MA-RA-VI-LH-SA!UM BEIJO:))

Leci Irene disse...

Hummmmmmm! O João adora limão, vou fazer esta torta para ele. Para ele? KKKKKKKKK

Nane Cabral disse...

Oi Welze, adoro torta de limão, faço uma tb que é um escândalo! me deu até vontade agora... bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

ameixa seca disse...

Adoro tarte de limão e o merengue é a minha perdição :)