20 abril 2010

receita de família - língua com vinho

Cozida e morna, a "casca" sai fácil


Tirando as glândulas da "garganta"


Fatiar para o preparo da receita


Dá até para guardar na geladeira assim.



Essa eu servi com polenta. Delícia



Essa postagem tem mais a intenção de falar sobre como fazer língua do que realmente dar receita. É que conheço muita gente que gosta de língua mas que não sabe como prepará-la. Sem querer ensinar alongamento para fisioterapeuta, aí vai o meu modo de fazer língua.
Faço assim: lavo a língua em água corrente, coloque em panela de pressão, cubro com água, acrescento folhas de louro, sal, um fio de óleo e tampo. Deixo cozinhar por 40 a 50 minutos. Abro para ver se precisa de mais tempo. Se precisar, deixo no fogo novamente. Quando a língua está macia, o que verifico com uma faca que deve atravessar a carne com um mínimo de resistência, espero amornar na água do cozimento. Estando morna, coloco a língua sobre uma tábua de madeira ou de vidro e com uma faquinha de ponta fina bem afiada, corto a pele grossa que envolve toda a carne. Se ela estiver cozida e morna, essa pele sai com bastante facilidade. Na "garganta", como dizia mamãe, ou na parte mais grossa, afundo a faca para tirar umas bolinhas amarelas, que não sei ao certo, mas devem ser glândulas. Tiro isso tudo. Depois da língua bem limpinha, é só fatiar e fazer ao gosto.


Essa eu fiz assim: coloquei azeite na panela, fritei cebolas em fatias grossas, dentes inteiros de alho, e um tomatinho bem madurinho. Coloquei as fatias de língua, corrigi o sal e adicionei um copo cheio de vinho tinto suave. Deixei todo mundo tomar gosto e na hora de servir coloquei cheiro verde picado. Dessa vez não coloquei azeitonas pretas para variar o sabor. Delícia.





2 comentários:

Vicentina disse...

Welze, faz muito tempo que não faço lingua, acho que dá muito trabalho, mas esta sua parece tão simples e tá com jeito de estar uma delicia.
Vou esperimentar fazer assim como a sua.
Bjs

Silvia Masc disse...

Eu como de tudo, ou melhor, quase tudo, ainda não experimentei lingua, a minha mãe nunca preparou, quem sabe um dia eu crio coragem... vou guardar a sua receita.

beijinho