05 abril 2010

A VIDA PODE SER ROSA


As Duas Rosas

Castro Alves

I
São duas rosas unidas, São duas flores nascidas Talvez no mesmo arrebol. Vivendo no mesmo galho, Da mesma gota de orvalho, Do mesmo raio de sol.

II
Vivendo... bem como as penas Das duas asas pequenas De um passarinho no céu. Como um casal de rolinhas como a tribo de andorinhas Da tarde no frouxo véu.



III
Vivendo, bem como os prantos Que em parelhas descem tantos Das profundezas do olhar. Como o suspiro e o desgosto, Como as covinhas do rosto, Como as estrelas do mar.

IV
Vivendo... ai, quem pudera, Numa eterna primavera, Viver qual vive esta flor. Juntar as rosas da vida Na rama verde e florida, Na verde rama do amor.
Essa foto da rosa, eu tirei em minha recente viagem solo à Serra Negra. Essa rosa ficava bem no meio do caminho entre o chalé que fiquei hospedada e a piscina. Quando cheguei lá era apenas um botão. Todos os dias, quando passava por ali, "conversava" um bocadinho com aquela flor. Numa noite que ameaçava um temporal danado e a flor estava já quase que totalmente aberta, pensei em tirar-lhe do pé, para assim evitar que se fosse desfolhada pela chuva. Mas pensei melhor e achei que não deveria intervir com a natureza. A chuva veio e bem forte. No dia seguinte, ao passar por perto da roseira, tive uma grata surpresa. A flor, essa linda rosa, estava lá, sorrindo e me desejando bom dia, com o tinha feito nos dias anteriores. Ela com a sabedoria da natureza, tinha burlado a força da chuva e estava em seu total esplendor. Mais uma homenagem ao dia rosa.

3 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Que rosa linda! e ela esperou por vc para se abrir mais lindamente...sabe que aí dentro desse "peitão" bate um coração como poucos!
Foi um presente da mãe natureza pra vc, viajante sozinha mas não solitária!
Beijos e rosas pra vc minha amiga querida!

Vicentina disse...

Linda rosa para o dia rosa...
Amei...
Bjs

Luma Rosa disse...

Não parece, mas as rosas são super resistentes. Tenho mini roseiras no meu terraço, local onde recebe muito vento, quer dizer, uma verdadeira chuva de vento sempre e as pequenas estão sempre fortes, diferentemente dos meus coqueirinhos e palmeiras (rs*) Muito bem lembrada a poesia de Castro Alves!! Feliz dia rosa!! Beijus,