12 maio 2010

Receita de família - antepastos

Nosso dia das Mães, foi comemorado na casa da Cucla. Fizemos um delicioso churrasco, com muitas saladas, aperitivos, diferentes tipos de carnes e linguiças e uma mesa de doces de causar inveja em qualquer boa casa do ramo.
Para comer com torradas, pão fresco ou pão sírio, fiz esses patês, que são os meus preferidos.
Babahanuche gostosuras. Fiz assim: assei duas berinjelas de tamanho médio na boca do fogo até que estivessem bem murchas. Lavei em água corrente, ainda quentes, para tirar a casca. Amassei com garfo em uma travessa e coloquei alho espremido na hora, suco de limão, sal, salsinha picada, azeite e pasta de gergelim. Misturei bem, esperei esfriar e levei à geladeira. Delícia.
Sardela gostosuras. Fiz assim: bati no liquidificador 3 pimentões vermelhos grandes, com alho, pimenta calabresa seca, erva doce em grãos, azeite, sal e uma lata de atum em óleo. A receita original leva anchova, mas acho muito forte, daí a troca. Levei essa mistura ao fogo fraco, sem tampa. Cuidado porque espirra bastante. Deixei no fogo até separar o azeite da massa que se forma. Deixei esfriar e levei à geladeira. Mais uma delícia.
Homus Tahine gostosuras. Fiz assim: cozinhei grão de bico e separei uns 300 gramas. Levei essa parte ao liquidificador com alho, sal, suco de limão, pasta de gergelim e um pouco do caldo onde foi cozido o grão de bico. Bati até ficar um creme. Acrescentei azeite na hora de servir. Está pronta mais uma delícia.

12 comentários:

Fernanda Soriano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Soriano disse...

Oi!!E a mesa de doces? não tem fotos??Lindos aperitivos!!Eu também tenho um blog...pra divulgar minha nova área de trabalho, se quiser passar lá eu vou ficar muito contente...bjo
delicetis.blogspot.com

Vicentina disse...

Welze que delícia, adorei seus antepastos, pelo jeito o dia das mães foi só comilança e da boa né.
Bjs

Fernanda Giuliani disse...

Que delicias welze! Adorei! bjs

Anônimo disse...

Deve ficar MARA!!!
Bjks

Patrícia Gomes disse...

Aaaamo sardela, frô! E a sua receitinha já está bem guardada aqui. ;oD
Um xêro.
Paty

Simplesmente Luísa disse...

Menina, adoro Homus... hummm q vontade me deu de comer!!!
Bjinhos! Que bom que está de volta!

Nane Cabral disse...

Olá Welze, que bom que está de volta. Adoro antepastos, com uma conversa e bebidinha... hum.... tudo de bom! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Leci Irene disse...

Bendita a mulher que ama a cozinha! Ela se torna uma fabricante de gostosuras!!!!!!!

Fla disse...

Eu adoro esses patês árabes. O babaganuche nunca fiz, mas eu amo. Adorei a receita.
Beijos

CRISTAL disse...

Hum! Amiga, que delícia de patês, sem falar que adoro humus. Sempre recebo alguns amigos com comida árabe. adoroooooooooo.
bjs

Mima disse...

Af! Voce tem mãos de fada! Cada delícia! Parabéns!!
Vovó Mima