20 julho 2010

receitas que amamos - bolinhos de arroz, virado de feijão e mandioca com alho




Então está combinado que nesse marcador postaria receitas que todos conhecem com toques, pitacos meus. Assim fiz com essas receitas. Os bolinhos de arroz, fiz assim: coloquei numa tigela, mais ou menos 2 x de arroz pronto, acrescentei 2 ovos, sal, cheiro verde picado, 1 x de queijo ralado, mais ou menos 1 x de leite, 1 x de amido de milho, 1 col. de sopa de fermento em pó, orégano, pimenta negra moída na hora e acertei o ponto com farinha de trigo. Não deixei consistente ao ponto de modelar. Fritei em bastante óleo, pingando com 2 colheres, sem deixar o óleo esquentar muito para que os bolinhos não ficassem crus por dentro. Coloquei em papel absorvente até a hora de servir. É mais gostoso, para meu paladar, bem quentinho mas até amanhecido, com café fresquinho, é bom demais da conta.
A mandioca fiz assim: cozinhei os pedaços em panela de pressão com um pouco de tempero caseiro. Depois de cozida, escorri deixando ficar bem sequinha. Numa frigideira grande, coloquei azeite e dourei bastante alho. Retirei o alho e reservei. Nesse mesmo azeite, coloquei os pedaços de mandioca, casca de laranja ralada e um pouquinho de gengibre também ralado. Fritei dos dois lados a mandioca e voltei o alho já frito para que a mandioca tomasse o gosto. Servi com costela. Delícia.
O viradinho de feijão fiz assim: coloquei o feijão do dia anterior em uma peneira, e deixei escorrer todo o caldo. Reservei. Numa frigideira coloquei óleo e fritei 1 cebola pequena cortada em rodelas. Juntei o feijão escorrido, um pouquinho de cheiro verde picado e fritei um pouco. Acertei o sal e acrescentei farinha de milho amarela(nunca acho a branca) até ficar no ponto que desejava. Desta vez queria um virado à lá mamãe, bem sequinho. Ficou delicioso.


Um comentário:

Marly disse...

Amo muito tudo isso, rsrs!

Beijão!