14 julho 2010

ser educado está na moda!

Não quero nem posso ser formadora de opinião, mas com minha idade, muitos anos de janela, vivência, convivência, perdas e ganhos, posso me arriscar a dar, não conselhos, mas algumas dicas de bom relacionamento. Bom comportamento em sociedade.
Viver em sociedade não é necessariamente viver nas altas rodas. Se você convive e vive com mais alguém, já vive em sociedade. Já precisa saber e aplicar certos truques da boa convivência. É necessário que respeite os limites. A individualidade. Muita gente de bem, legal pra caramba, as vezes se esquece disso. Não se lembra de alguns detalhes que faz de sua presença uma delícia ou um martírio.
Sendo assim e passando por isso muitas vezes e presenciado outras tantas, resolvi usar esse meu espaço, para dar algumas dicas para um bom relacionamento.
São acontecimentos na minha vida. Citarei exemplos que conheço bem. Assim será mais fácil. Não fugirei da verdade. Se você se encontrar em situação semelhante a que ler aqui, esteja você de um lado (causador do mal estar) ou do outro (estar sendo usado), tente mudar o rumo das coisas. Não espere muito para essa atitude. Quanto mais tempo passar, mais difícil será a mudança de rumo.
São situações básicas, do dia a dia, que muita gente nem sempre se apercebe de causar ou como disse minha cabeleireira ainda hoje, faz de propósito. Para usar e abusar mesmo. Senão vejamos:

NÃO VÁ COM MUITA ASSIDUIDADE NA CASA DE UM AMIGO OU PARENTE. DÊ UM TEMPO PARA QUE SINTAM SUA FALTA E SAUDADES DE VOCÊ.
Por mais que você seja querida, pense que as vezes o dono da casa pode não estar bem de saúde, estar recebendo outras pessoas, estar com algum problema no relacionamento e precise estar a sós com seu companheiro para se acertarem, ou simplesmente estar querendo ficar só em casa, com uma roupa velha, sem fazer nada, só mesmo, quietinho alí com seus botões. Nessas e em outras circunstâncias parecidas, sua presença não seria tão bem vinda como você pode supor. Para evitar isso, nunca, disse NUNCA vá à casa de alguém sem dar uma telefonadinha antes. Evita muita coisa chata.
amanhã tem mais, infelizmente.

6 comentários:

Vicentina disse...

Sabe que vc tem razão no que ta dizendo, tem gente que chega na casa da gente bem na hora que estamos saindo e nem perguntam nada e arrancham na casa da gente, e sem avisar que vem.
Odeio estas coisas rsrsrs.
Bjs

Adriana disse...

Concordo plenamente. Isso parte do famoso princípio: trate as pessoas como vc gosta de ser tratado.

Primeira vez aqui no seu blog, estava pesquisando coisas de culinária e te achei na blogsfera. Que bom!

Tô te seguindo pra ver as novidades.

Também tenho um bloguinho de coisas de casa e decoração. Seria uma honra a sua visita e sua participação.

beijo
Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com/

"Manjares da Manu" disse...

Concordo com tudo o que disseste!!!

Obrigado pela visita!!!E realmente é uma delícia, o polenguinho com o leite condensado dá um sabor especial!!!!

Fernanda Fernandes disse...

Adorei te ver no blog...vim agradecer os elogios amei!!!OBRIGADA!
Adorei seu blog e este ultimo post tbém...as vezes acho que sou muito sistematica porque tenho muita reserva em relações a visitas,ficar na casa das pessaos e tudo mais,mas acho que estou certa cd num no seu quadrado o reto é visita mesmo

www.comtextosdavida.com disse...

Ralmente você tem toda razão.Sempre que vou visitar alguém pergunto se pode me receber, se não está ocupada ou etc.Adoro receber as pessoas mas também gosto de estar preparada. Um beijão. Lais

ELIANE TAVEIRA disse...

Certinho, amiga! Concordo plenamente!

Bjoss

Eliane