16 julho 2010

SER EDUCADO ESTÁ NA MODA!

Continuando na linha de dicas para uma boa e saudável convivência, o foco hoje é FESTAS.
Tem tanta coisinha para se dizer a esse respeito que caberia mais de uma postagem. Mas começando:
NUNCA LEVE ALGUM CONVIDADO SEU, SEM AVISAR A DONA DA FESTA COM UMA CERTA ANTECEDÊNCIA.
Isso desestabiliza qualquer anfitriã de mão cheia. Já imaginou se cada convidado aparecer na festa com uma pessoa a mais? Umazinha que seja. O número de presentes à festa pode dobrar de uma hora para outra, com a maior facilidade. Nada pior para a dona da festa, como uma situação como essa. Ela pode até ter jogo de cintura para contornar a situação, mas que é desagradável, lá isso é. Tente não levar ninguém, mas se de todo não puder evitar, avise a anfitriã.
CHEGUE NO HORÁRIO COMBINADO.
É tão deselegante para o convidado como desagradável para a anfitriã, receber convidados que chegam antes ou muito depois do horário previsto. Isso porque tem uma série de acertos que só podem ou devem ou ainda facilitam a vida da anfitriã, se forem efetuados pouco antes dos convidados chegarem. Como por exemplo, acender velas, colocar música, perfumar o ambiente, acender rechôs(?),arrumar no aparador das comidas, pratos que necessitem de refrigeração até serem servidos, cobrir saladas com batata palha. Perceba que são detalhes simples, mas que se feitos no tempo certo resultam em brilho para a festa. Se um convidado chega antes do previsto, além de perder a festa totalmente organizada, pode atrapalhar a anfitriã, uma vez que esta tenha que parar com o que está fazendo para lhe receber e dar atenção. Do mesmo modo, quem chega muito tarde, perde também muita coisa da festa, além de levar preocupação à anfitriã, em termos de cuidar para que até o último convidado a chegar receba a mesma atenção dos demais, isso incluindo os comes e bebes. Minha mãe se preocupava muito com isso, tendo por várias vezes, "guardado" pratinhos com determinados quitutes para tal pessoa que demorava para chegar.
Por essas e por outras, se marcado um horário, tente, o máximo possível, chegar nele. Bom para todo mundo.

3 comentários:

angela disse...

estou adorando estas postagens todas são perfeitas, mas esta realmente é mais que perfeita, os atrasos matam qualque anfitriã de mão cheia, vc esta correta. bjs

Gina disse...

Welse, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença no convívio com as pessoas, não é?
Bjs.

ELIANE TAVEIRA disse...

Dicas super importantes, todos precisam aprender isso!
Bjinhos

Eliane