06 agosto 2010

DESEJOS OU QUERERES?

Quando era muito miúda, como papai dizia, aprendi com não me lembro quem que querer é fraco, desejar é forte. Será? Desejo é um querer com muita vontade e querer é um desejo manso? Pode ser. Sei não. Se é verdade, tive poucos desejos em muita infância e juventude. Pelo menos de que me lembre. Mas de dois não me esqueço. E olha que faz muito, mas muito tempo mesmo. Morava em Salvador, Bahia e perto de casa tinha uma loja de móveis que num determinado dia, para enfeitar uma cama, colocou um urso, mas um urso imenso. Esse urso ficou em cima daquela cama uma semana inteira. Eu passava todo dia em frente da loja e me perdia a namorar o tal urso. Nunca liguei muito para bonecas. Adorava e ganhava ursos. Mas esse era demais. Cheguei a sonhar com o tal urso. Meu irmão, Leléco, até pediu para que o dono da loja o vendesse para ele me presentear, mas não houve jeito. O urso era só para decoração. Sabendo e entendendo que não teria aquele urso, de uma hora para outra desencanei, me desencantei e esqueci do urso. O outro desejo, foi um vestido de pique azul marinho com aplicações de flores em verniz branco que era um luxo. O vestido estava na vitrine da butique que ficava no andar térreo do prédio em que eu morava. Conclusão. Toda hora passava por ele e me encantava. Me apaixonei, namorei por dias e dias daquele vestido. Caro como ele só. Minha mãe foi até falar com Dona Josefina, ou melhor Madame Josephine, a proprietária para saber o preço do vestido, mas quase enfartou. O dito era importado. Nem em dez prestações seria possível comprá-lo, nem lógico é claro. Assim que soube do preço do vestido, como no caso do urso, desdesejei te-lo. Assim era , assim fui durante minha vida. O que desejava, queria e podia ter ou realizar, dava de um tudo para conseguir, mas o que se mostrava impossível, distante, de um momento para outro, descurtia. Minha mãe nunca entendeu isso em mim. Muita gente não entendia ou entende. Mas assim é bom para mim. Luto por tudo que quero, desejo, mas nada de impossível me toma muito tempo. Um pouquinho só.

10 comentários:

GIL disse...

é MUITO LEGAL SER ASSIM WELZE, SEM FRUSTRAÇÕES E SEM PROBLEMAS, NÃO É MESMO, AS VEZES NAMORADOS TANTO UM VESTIDO NA VITRINE E QUANDO PROVAMOS NÃO GOSTAMOS, JÁ ACONTECEU ISSO COM VC.....COMIGO VARIAS VEZES....RSSS...DEVERIA TER PROVADO....QUEM SABE NÃO IA GOSTAR NÃO É VERDADE......SEU COMPORTAMENTO É LINDÍSSIMO.....BJKS....OBRIGADA POR SUA VISITA.....GIL

Deia disse...

Puxa, essa lição valeu o dia "Nada de impossível me toma muito tempo. Um pouquinho só". E eu, ao contrário, sou rainha em me dedicar às causas perdidas! rsrs. Vou puxar o banco, você me dá umas lições? ótimo final de semana, Deia.

Lúcia Soares disse...

Pois é, Welze. Desejos possíveis. Pra que ficar frustrada, afinal a maioria dos nossos desejos é de ordem material, não adianta, "o que é nosso a nós virá". Também não fico chorando, tentando ter aquilo que não é possível. Melhor tocar a vida, né?
Mas sempre sonhando, sempre desejando.
Desejo-lhe um ótimo fim de semana.
Beijo!

Deia disse...

Oi! Vim agradecer visita, fincar meu pezinho aqui e dizer que o bate papo está mais do que aceito! Um beijo enorme, ótimo final de semana! Deia.

Gina disse...

Welse, "desdesejei" é ótimo...rs!
Você encontrou um jeito sensato de não ficar se apegando a coisas que, provavelmente, logo seriam superadas por outras. Interessante!
Bom final de semana!

orvalho do ceu disse...

Olá,
Desejar o possível é sinal de maturidade... perder sono por causa do impossível é, como disse, um jogar fora energia que pode ser usada pro Bem maior.
Bjs e serenidade pra vc.

ELIANE TAVEIRA disse...

Amiga, amei sua postagem, eu também não perco meu tempo desejando o que não é pra ser meu!

Bjokas

Eliane
http://receitaserecipestop.blogspot.com

Anônimo disse...

Welze,
"Luto por tudo que quero, desejo, mas nada de impossível me toma muito tempo." Toque aqui, amiga! Sou bem assim, desejo e desdesejo sem problemas. Acho que isso é um pouco o temperamento da gente. Sei lá. Mas é muito bom ser assim. Bjsssssssss

Cynthia Totus Tuus Mariae disse...

Acho que desejo é isso.. saber que nem tudo a gente pode ter, mas não podemos deixar de querer, sonhar, desejar...

Macá disse...

Welze
Adorei! Sou muito assim também. Não dá mesmo? Desdesejo(não sabia que chamava assim) e pronto! Ficar sofrendo?
Só um pouquinho e basta.
DESEJO muitas alegrias e felicidades pra você.
bjs