08 setembro 2010

ACONTECEU NUM 7 DE SETEMBRO. parte II (não disse?)

Bem, como viram ontem, abri uma gavetinha de lembranças e por acaso(?) era a gaveta de setedesetembros.
São muitas lembranças, tantas que uma postagem só, não deu conta de contar tudo. Assim, eis mais algumas.
Quando já estava no ginásio, no ANTONIO PADILHA, isso aconteceu num ensaio das porta bandeiras e a fanfarra da escola. Ensaiávamos à noite, perto da escola e do Fórum hoje conhecido como Fórum Velho. Pois bem. Eu e a outra porta bandeira, ao final do desfile, quando voltávamos à escola para guardar as bandeiras, eu a do Brasil e ela a do estado de São Paulo, fomos surpreendidas com um problema muito grave. Essa aluna era portadora de uma doença que lhe causava, diante de muito estress, desmaios. Ao final de um dia de estudos assomados pelos ensaios do desfile, não deu outra. Ela teve uma convulsão, caiu com bandeira e tudo, se debateu e por fim desmaiou. Eu de minha parte, quase morri. Foi um corre corre danado entre os alunos, mas como o instrutor do desfile já estava ao par do problema, resolveu com a presteza que o caso exigia. Ao voltar tudo ao normal, não para mim é claro, pois até hoje me lembro do "quadro", todos foram embora depois de devidamente guardados os instrumentos e as bandeiras. No dia do desfile, porém, eu tive tanto medo que o problema se repetisse que não consegui me concentrar no que estava fazendo. Não tirava os olhos dela. Aquele ano não curti o desfile, mas correu tudo bem felizmente.
Já moça, cursando Contabilidade no Colégio Padre Anchieta, num 7 de Setembro, não mais como porta bandeira, pois agora essa honra era exclusiva dos moços, mas como guarda de honra da bandeira, aquelas pessoas que vão ao lado da bandeira, cheias de charme e pompa, ocorreu um causo com o uniforme das guardas de honra. Deveríamos desfilar de calça comprida preta de tergal (lembram ?), camiseta, meias e sapatos pretos. Mais parecíamos urubus, mas tudo bem. Era para uma nobre causa. Mas eu não tinha essa bendita calça nem gostava desse tecido. Minha mãe, deu um jeito glorioso. Pegou uma calça do meu irmão, ajustou um pouco, fez barra e lá fui eu com a calça mais linda de todas que estavam desfilando. Mas como nem tudo são rosas, ainda bem, pois isso torna nossa vida uma grande festa, alguma coisinha tinha que acontecer. E aconteceu. Antes de desfilarmos, fomos, as guardas de honra, a fanfarra, que do Anchieta era Banda Marcial e os porta bandeiras, é claro empunhando as próprias, todos à Praça Fernão Prestes, no centro da cidade para o hasteamento da Bandeira Nacional Brasileira. A cerimonia era rápida. Era só cantar o hino enquanto as bandeiras iam ao alto dos mastros e já voltávamos para a escola, para depois sim, o grande desfile. Foi durante a execução do Hino Nacional Brasileiro que aconteceu. Naqueles pedacinhos, se assim posso falar, que diz "...BRASIL DE UM SONHO ......e ... BRASIL DE AMOR ETERNO..., por incrível que pareça, nessas duas situações, ninguém sabia cantar e eu como sabia e sei o nosso hino decor e salteado, cantava aos brados sozinha. É claro que todo mundo ouviu aquela gralha berrando o hino o que foi motivo de muita risada. Mas tudo bem. Me senti orgulhosa e feliz. Uma coisa dessas não é para se esquecer não é mesmo? Pois é, eu aqui escrevendo, mergulhada nas lembranças, e um bolo queimando lá no forno. Amanhã eu volto.

8 comentários:

Adriana disse...

Espero que não tenha perdido o bolo rsss. Eu lendo seu post agora eu lembro dos ensaios qdo estava no colegial e desfilava no 7 de setembro , era louca pra desfilar na frente com aquelas balizas , mas sempre eram as filhas de alguem importante da cidade rssss, coisas de interior.
Que delicia relembrar.
Beijos.

Gina disse...

Pois é, Welse, você mergulhou nas memórias e alguma coisinha tinha que acontecer...rs! Espero que o bolo não tenha queimado.
Essas divagações são ótimas! Fiquei sorrindo aqui.
Bjs.

Deia disse...

Welze, espero que o bolo tenha sido salvo a tempo - e as memórias, essas são de comer junto com o café que você preparou para esse bolo, de tão deliciosas! Gostei muito da parte dois, ela tem um espírito mais cômico! Um beijo, Deia.

João Mario disse...

Adoro sua visita e sua história, siba que temos boas coisas a compartilhar na culinária, adorei seu comentário, volte sempre e me ensine a fazer o ORA PRO NOBIS. Com angú. (sem acento pela regra nova... mas tenho 40.

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Welze, obrigada pela visita, estou te seguindo também, e acho quevc tem uma memória muito boa, ou como vc diz não tinha como esquecer, estou dando uma voltinha nos seu blog, bjs
Maura

angela disse...

muito, muito divertido, ainda mais conhecendo tudo isto, todos os lugares, toda a provincia... bjs

Leci Irene disse...

hehe! Por mais que a gente fale, grite ou brigue,em nós existe e sempre existirá esta coisa de orgulho pela Pátria!

www.comtextosdavida.com disse...

Que legal, ainda bem que vc sabe cantar o Hino Nacional, pois os alunos atualmente, nem sabem o que é Hino Nacional quanto mais cantar.
bjs Lais