19 novembro 2010

DIA DE FAXINA

Como já sabem, não sigo nenhum calendário, horário ou menu. Faço tudo no meu tempo, ao meu modo e gosto. E como já disse sei que é um privilégio poder ser assim.
Embora tenha combinado com a faxineira a próxima terça-feira para a limpeza, hoje arregacei as mangas e resolvi que faria eu mesma uma faxina à rigor, como diria mamãe.
Material de limpeza à postos, janelas e portas abertas, cortinas enroladas, cadeiras em cima de mesas, tapetes no varal e lá fomos, eu e a enorme quantidade de baldes, vassouras, rodo, panos, limpa azulejo, cera, detergente, tira mancha, desinfetante, etc. Quanta coisa! Sou do tempo em que para fazer faxina só era necessário água, balde, rodo, vassoura e cândida. Nossa famosa água sanitária. As vezes um sabãozinho para ajudar. Agora cada faxineira que vem pede um produto diferente com o qual está acostumada a trabalhar. Sendo assim, o armário de produtos para faxina vai ficando cada vez mais diversificado. Concordo sempre com a "profissional", pois quero o serviço bem feito e se para isso preciso comprar um determinado produto, assim o faço.
Só não contava com algumas surpresas. Desagradáveis, por sinal. O que achei de vidros nos vitrôs dos quartos com rachaduras, foi um assombro. O que teria causado isso? Mão pesada? Acho que sim. E azulejos perto dos rodapés, na cozinha e banheiro, também quebrados? E dentro da banheira então. Ara, ara ara, com certeza foram vassouradas que tiraram pedaços dos tais azulejos. E o que dizer dos móveis? Meu assoalho, nos quartos é bem escuro, então mando preparar cera líquida com perfume suave, boa fixação e vermelha, para dar brilho e ficar escuro como eu gosto. Só que entendo que a cera deve ser colocada no chão e não nas partes baixas do móveis. Eles são bem clarinhos, marfim e estão com tanta cera vermelha em seus pés, parte inferior de portas que deu até dó. A geladeira, branca e o fogão cinza, também estão vermelhos em baixo. Que falta de cuidado! Como disse antes, sou do tempo também, em que quando se encerava o chão, neguinho ficava de joelho e passava a cera com pano. Eu sempre colocava um pano macio nos joelhos para aguentar o tranco. De maneira nenhuma gostaria que fizessem assim até hoje, mas daí a jogar a cera de uma altura, propiciando desse modo que ela respingue por todos os móveis e paredes, já é muita falta de atenção e cuidado. Minhas paredes e portas sanfonadas também estão bem pintadas de cera vermelha. Que pena. A gente deixa a pessoa à vontade, não fica em cima amolando e quando vai ver tem essas surpresas desagradáveis. Agora, saber quem ocasionou o dano, nem pensar, não é mesmo? O remédio é a partir de agora, ficar fiscalizando durante a limpeza, o que eu acho super desagradável, mas pelo visto, muito oportuno e necessário.

18 comentários:

Eliane C. Rodriguês disse...

QD ERA PEQUENA MINHA MAE E EU FICAVAMOS HORAS AGACHADAS PASSANDO CERA NO CHÃO... E CERA VERDE RSRSR...
EU ODIAVA,MAS OBEDECIA

CONCORDO QUE ALGUMAS FAXINEIRAS LIMPAM A CASA DA GENTE PIOR QUE O NARIZ DELAS....POR ISSO.. SEMPRE QUE ESTOU DISPOSTA EU MESMA FAÇO

O QUE VAI SER DIFICIL DE AGORA PRA FRENTE...

BJUS E VOM FIM DE SEMANA

Aline Vachelli disse...

Eita.. pelo jeito o dia foi de surpresas! É difícil encontrar uma faxineira boa, de confiança e que cuide das nossas coisa não é? Não tenho faxineira justamente por esses 3 motivos, daí eu que me viro aqui como posso.. e sou como você, sem regras...rs.. As vezes lavo os banheiros num dia, dou uma geral na cozinha e na lavanderia no outro e assim vou indo...rs...
Beijoss

Sandra Peres disse...

Só mando alguém fazer quando não tem outro jeito, gosto de eu mesma faxinar a casa, as vezes passo dois dias fazendo, peço ajuda do namorado e dos meninos, para as coisas mais simples, e vou q vou.
Não uso muitos produtos, gosto de coisas simples.
No final do dia, o q pagaria pra alguém me dou de presente.

Prefiro assim!!!

Bjos

Néia Lambert disse...

Pois é Welze, é uma trabalheira louca se quisermos ver tudo em ordem e do jeito que a gente gosta.
Bom final de semana e depois da faxina descanse bem! beijos

Unknown disse...

Welze
eu tive uma grande amiga que trabalhou comigo em casa.
era ótima, uma mãe pros meninos e fazia tudo tão direitinho.
mas hoje é dificil mesmo a gente se organizar e acertar com alguem que joga no nosso time.
boa faxina. beijos
amei seu comentario no toc de menina.
beijos

Leci Irene disse...

Menina! Por vezes eu rezo prá minha dor no braço acabar... pois, dias desse descobri que o fogão nunca saia do lugar nos dias de limpeza! - fazer o q? eu pedi gentilmente para limpar também embaixo do fogão..

Cristina Paulo disse...

Neste momento não tenho ninguém que faça por mim por isso...a faxina nunca ficou tão bem feita rsssss mas ás vezes cansa...trabalhar fora de casa, dentro de casa e 2 crianças pequenas (mais uma criança adulta rsss) é fogo!
Mas por aqui acontece o mesmo, temo que estar encima o tempo todo e fiscalizar tudo...também acho super desagradável :(
Namasté

Renata disse...

Menina, essas profissionais da limpeza só estão querendo é grana, e cada vez fica mais caro...curuz, aqui um dia de faxina tá 70,00 80,00 pratas...eu acho o fim!

Marly disse...

Olá, amiga,

Manter uma casa limpa e em ordem não é mole, não! Fazer tudo sozinha é duríssimo, pagar para que façam pode ocasionar dessas surpresas! Contudo, a gente segue em frente, né? rsrs.

Um beijo e bom fim de semana.

orvalho do ceu disse...

Oi, querida
E para que depois da "dura" vc descanse no espírito que é muito salutar:
Vou fazer uma semana de reflexões, a partir de amanhã, com textos sobre o silêncio, acompanha,tá?
Saudações com votos de paz e alegria no fim de semana que se inicia.
Bjs

Maria Célia disse...

OI Welze
Infelizmente não dá pra ficar sem elas, não dou conta de ficar limpando vidros de janelas, esfregando azulejos de banheiros e cozinha.
Mais com relação à cera, com a minha também acontece assim, o pior são as paredes respingadas, dependendo da cera não sai.
Fazer o quê?
Ir empurrando com a barriga e fazer vistas grossas.
Bjo

JOANA CAMPOS disse...

Eita! baixou a doméstica?

Bjs

Joana Campos

Judite disse...

Bom dia, Welze.

Nossa, que trabalheira!
É difícil mesmo encontrar alguém que faça as coisas bem feitinho. Em casa a gente sofre periodicamente com esse mesmo problema.
Mas não vamos desanimar! rs

Um beijo e que Deus seja contigo sempre!

"Sejamos como a vela, que consome a sua própria substância para dar luz e calor aos que a cercam." (Elizabeth Leseur)

Judite disse...

Bom dia, Welze.

Nossa, que trabalheira!
É difícil mesmo encontrar alguém que faça as coisas bem feitinho. Em casa a gente sofre periodicamente com esse mesmo problema.
Mas não vamos desanimar! rs

Um beijo e que Deus seja contigo sempre!

"Sejamos como a vela, que consome a sua própria substância para dar luz e calor aos que a cercam." (Elizabeth Leseur)

Anônimo disse...

Quando eu morava no Rio eu tinha faxineira a cada 15 dias.Hoje não tenho, eu mesmo que limpo tudo!
Mas não tenho regas nem dia marcada para faxina, faço quando quero e quando posso. As vezes lavo as casas de banho,noutro dia limpo os vidros, noutro dia dou uma geral na cozinha, e assim vou vivendo...
Mas a casa nunca ficou tão limpra como tem ficado nos últimos 3 anos...rsrs bjs

Nilce disse...

Oi Welze
Também sou do tempo de ajoelhar para encerar e por várias vezes tive que faxinar depois da faxineira.
Agora que sou proibida e nem aguento o tranco, sofro muito.
Aqui onde moro o piso é frio, então bem mais fácil, mas meu armário de produtos de limpeza é imenso também.
Mas, mesmo com problemas, de vez em quando tenho minhas "crises de mania de limpeza" e pego a cada vez uma peça. Menina, caminhão de lixo é pouco.
Será que tem faxineira perfeita?

Bjs no coração!

Nilce

Tatiana Cavazim disse...

Como mamãe dizia se quer bem feito, faça, não que nossas moças não o fazem, mas com certeza não tem o zelo que temos. Pois só nós sabemos o quanto custou em dinheiro ou emoção cada item de nossa querida residencia.
Eu particularmente sou uma dona de casa muito chata, mamãe me ensinou muito bem como fazer faxina, e não abro mão de averiguar se está tudo ao meu gosto, mesmo que haja a necessidade de escrever um manual e colocar na geladeira....mãos a obra.

Glorinha L de Lion disse...

Minha queridona...eu como não aguento o tranco, nem gosto (aliás detesto, como vc bem sabe) arrumei agora uma diarista que vem fazer " faxina" uma vez na semana...mas "calaro" que estragam tudo, quebram tudo e não dão a mínima pras coisas da patroa...até que essa ainda não fez nenhum estrago, mas a minha antiga era o ó do borogodó...haja paciência, mas, como diz minha sábia filha, antes ela a fazer do que eu...hehe beijos querida!