02 dezembro 2010

PRA QUE FACILITAR SE COMPLICAR É BEM MAIS FÁCIL?


Hoje fui às lojas para comprar presentes para os próximos aniversariantes. Fui após o almoço e já estava bem calor. O ceuzão, preto que dava medo anunciando uma baita chuva que só veio agorinha à pouco.
Bem, como dizia, fui escolher alguns presentinhos e na volta me preocupei com o que vi no terminal de ônibus. Sorocaba, na minha opinião é bem servida por ônibus. Tem dois terminais. De cada um deles saem ônibus para regiões diferentes da cidade e uma linha liga esses dois terminais. Se uma pessoa está de um lado da cidade e quer ir ao outro, toma um ônibus até o terminal, de lá pega outro ônibus até o outro terminal e de lá mais um para o bairro que deseja ir. Tudo isso, com o pagamento de uma só passagem e sem ter que ficar tomando chuva se assim estiver o dia, ou à mercê de perigos, estando em pontos de ônibus pelas ruas da cidade. Gosto disso.
Mas uma coisa me deixou bem preocupada. Ao chegarem vários ônibus antes daquele que eu estava esperando, pude observar senhoras e senhores já de bastante idade e crianças e adultos de pequena estatura, se esforçando ao máximo para subirem nos ônibus. Tudo por causa da altura dos degraus dos bandidos. São altos pra caramba. Tenho um metro e setenta de altura, sempre estou de tenis ou sapato ou sandália baixinha, sempre de bermuda ou calça comprida, o que colabora para meu ingresso no coletivo. Mas essa não é a mesma situação de muita gente. Os degraus são desnecessariamente altos, ocasionando uma trabalheira e um perigo iminente à muita gente. E o que dizer do itinerários? Esses, na minha opinião, deveriam estar não só na frente do coletivo, mas também na lateral dele, perto da porta de embarque. Sempre que estou já dentro do onibus, como sempre, fico perto da porta, pois não demoro muita a descer, fico respondendo às pessoas que chegam depois do ônibus já estar parado no ponto, que linha é daquele ônibus. Isso porque, no mesmo ponto, vários ônibus fazem parada. Isso seria facilmente resolvido se colocassem perto das portas, umas plaquinhas, sinalizando a linha do tal coletivo. E quanto à altura dos degraus, se alguns coletivos tem seus degraus numa altura confortável, porque isso não se estende à todos os outros? Mudanças fáceis de serem concretizadas, mas pra que facilitar se é mais fácil complicar?

8 comentários:

Mi disse...

Welze infelizmente a maioria das pessoas gostam mesmo é de complicar...há se todos fossem iguais a você!
Obrigada pela sua presença sempre carinhosa no meu blog. Adoro você.Bjs, bjs ,bjs

Maria Célia disse...

Oi Welze
Postagem muito boa, você tocou num ponto que é problema em todas as cidades; a altura dos degraus do ônibus, coisa horrorosa e falta de respeito como os usuários.
Bjo

Isadora disse...

Welze, tanta coisa para melhorar. E o pior é que muitas vezes são coisas simples, como uma placa.
Às vezes acho que reclamamos muito pouco e que não damos o devido valor aos nossos direiros, mas por outro lado é tanta burocracia que muitas vezes preferirmos deixar para lá.
Um beijo

Beth/Lilás disse...

Welze,
Tem toda razão e eu já observei isso por aqui também. Chamo a isso pouco caso com a população, coisas de governos que não pensam com carinho em seu povo.
Já vi ônibus lá fora que ao pararem, quase se abaixam para que as pessoas saiam no nível da calçada, muito bacana, confortável e não deve ser tão caro, mas a exigência do povo brasileiro é que permite estas coisas.
Por esta e outras razões é que fiz a cabeça de minha mãe, já idosa, sair do Rio e ir morar mais pro interior com minha irmã, mas mesmo lá os idosos têm problemas como este. Vai demorar um pouco a chegar coisas assim em nosso país, mas um dia chegará, se Deus quiser!
beijos cariocas

Fla disse...

Concordo com tudo que disse. Sorocaba precisa urgentemente rever muita coisa na questão do transporte público. Mas o Prefeito tá mais preocupado em fazer ciclovia pela cidade toda... nossa... acho que já tá bom tudo que ele fez. Agora tá passando até na minha rua que é super deserta.
Vai entender...
Bjs

Juan disse...

Amiga,

O transporte público sempre foi um problema, eu não acredito que haja solução mais.

Beijos e ótimo dia pra você.

Fica com Deus.

Bombom disse...

Pois eu acho que a solução é trazer estes assuntos que achamos "triviais", para a ordem do dia, ou seja, deviam fazer todos como tu, Welze: escrever nos vossos blogs !
Assim pode começar uma corrente de opinião que depressa chegue aos ouvidos dos Prefeitos e dos imperfeitos que mandaram construir esses ónibus. Se começarem agora, talvez nas próximas eleições eles se lembrem!...Bjs. Bombom

www.comtextosdavida.com disse...

Welze as pessoas se acostumam com as dificuldades e não reclamam, parecem hipnotizadas. É necessário fazer reclamações e sugestões, como a sua. Gostei da crítica.
bjs Lais