17 janeiro 2011

A VIDA É UM GRANDE BARATO!!!

Outro dia, passei por um jovem numa rua pertinho de casa que me deixou entre perplexa, chocada, triste e confusa. Esse jovem, bem vestido, limpo, andava como se estivesse voando, levitando. Como vinha na mesma calçada que eu, em direção contrária, pude ver seu ar de "viajando". Assim que passou por mim, tomou o canto da calçada e observei que ele chegava a encostar nas casas. De tempo em tempo, ele quase parava, quase caía e depois continuava. A princípio fiquei olhando pensando se tratar de alguém que não estava se sentindo bem. Depois olhando por mais tempo, concluí que ele estava completamente drogado. Dava cada encostão nas paredes e nas grades das casas, que parecia tirar um pedaço do ombro, mas não sentia nada. Não esboçava reação nenhuma. Fiquei imaginando, por que esses jovens, aparentemente saudáveis, pelo menos fisicamente, lançam mão das drogas. Nisso me lembrei de um jovem, que era aluno numa escola em eu trabalhava e que foi flagrado por mim, com um pacau, ou seja, um cigarro de maconha. Depois de sair do estado de torpor e voltar ao mais normal possível que se podia esperar de um jovem de 16 anos que se drogava diariamente, lhe perguntei o porque de tudo isso. O que o levara àquele estado de coisas. Perguntei ainda que se não por cuidado com sua saúde, por amor à família e à ele mesmo, por medo de ser demitido ou por outras razões, se ele não achava que era um grande desperdício de dinheiro, gastar quase todo seu bom salário em drogas. Salário esse que recebia de uma empresa que o mantinha na Escola. A resposta dele jamais esqueci ou esquecerei. -PARA TIRAR UM BARATO. A VIDA SEM ISSO NÃO É NADA. Ara Ara Ara, que barato é esse, de andar trombando com todo mundo, sem enxergar ninguém? Que barato é esse, parar diante de um muro sem saber que direção tomar? Que grande barato é esse, viver subjugado por tantos? Que baratão de vida é a de quem se esconde de quem tanto lhe ama? Comentei outro dia esse assunto com meu genro e ele falou uma coisa que adorei: O grande barato da vida é a vida. E é isso mesmo. A vida nua, crua e vivida com intensidade e prazer. Sentida com a intensidade e o prazer que só a cara limpa, só a "caretice" nos deixa sentir. ACORDA MENINADA! Viva a vida como ela é. É linda demais da conta.

7 comentários:

Renata disse...

Minha amiga, nem me fala nessas coisas

é meu maior medo, as drogas estão por toda parte, e essas criaturas de 15,16, 18, 20 anos que pensam que são gente, e podem tudo, não tem o menor medo de sentir esse barato, de experimentar um pouco do que eles acham que vai ser alegria, e depois não vai passar de uma tristeza sem fim, para eles mesmos, e para suas famílias...eu não canso de repetir em casa: Não embarquem nessa...é a maior burrice que uma pessoa pode cometer, Deus nos ajude nessa tarefa sem fim!

Maria Inês Feijó disse...

Oi guria!! Realmente é muito triste vermos tantas pessoas literalmente colocando a vida no lixo por um "barato" momentâneo. Acho que a maior causa disso é a falta de espiritualidade, a falta de perceber o verdadeiro sentido da vida. As pessoas correm, lutam, batalham por dinheiro, conforto e vão deixando de perceber o que realmente viemos fazer aqui, que não somos eternos e que existe algo muito maior por trás disso tudo. Quem sabe um dia tudo isso mude, não é? Não podemos deixar de acreditar!
Um abraço e uma ótima semana!!

Bombom disse...

Oi, Welse! Este tema sempre me incomodou e preocupou muito, enquanto Mãe e enquanto Professora.Da minha experiência, acho que os Pais e a Escola têm grandes responsabilidades. Os primeiros, porque precisam de estar atentos, dialogar e dar carinho aos filhos, ou seja, estarem sempre presentes nas suas vidas. A Escola porque é aí que geralmente as crianças prevaricam, normalmente através de outras crianças com maus antecedentes e a Escola ou seja os Professores devem detectar e seguir esses casos para que não "contaminem" as outras crianças. A alienação, seja pela droga seja pelo álcool, não são o caminho certo para a felicidade. O melhor é nunca entrar nesse jogo! Bjs. Bombom

Carlinha disse...

Menina, sabe o que descobri hj lendo os seus posts anteriores (sim pq estou de férias) vc faz aniversário no mesmo dia q eu. Nossa sabia que tinha me identificado com vc, mas não sabia o tanto. Vou fazer 43. Fiquei super feliz.
bjs.

Nilda Biagio disse...

Olá Welze
Muito triste de ver jovens perdendo a juventude por conta das drogas...se eles soubessem como a vida é preciosa e tão boa de ser vivida ...mas eles não sabem...que pena!!!
Bj
Nilda

www.comtextosdavida.com disse...

Welze convivo com isso diariamente! As 7:00h da manhã eles já fumaram um baseado e ficam valentes. Nao fazem absolutamente nada e depois... . Não ouse falar para a mãe ou pai, porque ela é capaz de te bater ou mandar um processo nas costas,por difamação. A situação é complicada, a gente sinaliza , mas dificilmente querem ver a situação.Então...!

Néia Lambert disse...

Welze é assustador pensar nisso, cada dia está mais difícil acreditar que um dia isso pode acabar. Quando a gente começa a achar que essa questão poderia ser resolvida e o que acontece? surge uma nova droga sendo vendida. Só Deus para ter dó!
Beijos