18 fevereiro 2011

VOLTA ÀS AULAS

Adoro o burburinho, a confusão que é a parte da manhã, aqui perto de casa, numa escola de primeiro grau. Quando passo para a caminhada, as crianças estão chegando e é tudo muito movimentado. Uma delícia. Me lembrei hoje de uma das muitas VOLTA ÀS AULAS da minha vida. Estudava no SESI, que por atrasos nas reformas de seu prédio, contava com professores, materiais de ensino, mas não tinha onde ministrar as aulas. Por esse motivo, nossos primeiros meses de aula daquele ano letivo foi na OSE, Organização Sorocabana de Ensino, que justamente contava com salas de aulas recem inauguradas, novinhas em folha e as cedeu gentilmente ao SESI, no período vespertino, para que nelas pudéssemos ter o início das aulas. Uma maravilha! Tudo cheirando à tinta fresca. Chão brilhante, cortinas esvoaçantes, carteiras novinhas, sem rabiscos ou arranhões. Logo no primeiro dia numa dessas classes, a surpresa tomou conta da minha turma. Nunca tínhamos visto uma coisa daquelas. O quadro negro, nossa antiga e querida lousa, agora tinha se transformado em QUADRO VERDE. Estranho, mas muito bonito. As carteiras já não eram para dois alunos, cada um sentava-se na sua. Era uma para cada aluno. Uma delícia. As horas foram passando, tudo muito bonito. Até que os CONTRAS, foram dando o ar da graça. No quadro verde, tudo que era escrito, era eternizado. Nenhum apagador ou pano molhado apagava as letras ali escritas. Foi ficando cada vez mais difícil enxergar a última coisa escrita ali. Tudo se misturava com a anterior. E as carteiras? As lindas e individuais carteiras? Estavam que era um brilho só. Cheirando a verniz. Só que o danado do verniz, ainda estava úmido. Saímos de lá com as costas das blusas do uniforme, antes tão branquinhas, com um terrível e indelével tom amarelado. As saias de um lindo azul marinho, pregueadas, também ficaram brilhantes pela ação do tal verniz. No dia seguinte, as professoras, que também tiveram suas roupas manchadas e os braços tingidos pelo verniz das cadeiras e mesas, acharam por bem ministrar, pelo menos até o dia seguinte, as aulas no pátio da Escola. Foi uma delícia. Mais uma novidade dentre tantas que já tínhamos tido o prazer de presenciar no dia anterior. Mas deu tudo certo. No meio do ano, já no "nosso"prédio, mais novidades. Outra vez, tudo novo. E assim, de novidade em novidade, a volta às aulas daquele ano, realmente, me é inesquecível. Tem mais, muito mais.

16 comentários:

Andréa Santana disse...

É muito bom lembrar do tempo de colégio, você me fez lembrar do meu passado também. Êta tempinho bom.

Beijos,
Andréa....

Josy disse...

Welze querida

Que boa recordação vc me trouxe hoje, tempos bons aqueles, tempos de inocencia, alegrias, farras, tempo muito bom, inclusive tempo em que os professores eram respeitados por seus alunos, infelizmente coisa da qual hoje não existe mais, mas gostei da lembrança muito boa, muito gostosa..Bjocas

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Ótima recordação mesmo Welze querida, aqui atrás do meu prédio tem uma escola municipal e no quarteirão vizinho tbem, a gente escuta o sinal de entrada, do recreio, o hino, o apito das aulas de Ed. Física, dá uma saudades..., bj♥kas enormes e um fim de semana lindo p/ vc e família, Ana, ;)...

Socorro Melo disse...

Eh, que delícia, amiga! Como é prazeroso lembrar esses momentos de nossas vidas.
A volta às aulas, traz sempre novidades, desde os materiais, uniformes, até os novos coleguinhas... uma verdadeira festa.
Também gosto do burburinho, da movimentação, nas escolas, dá uma sensação de vida, de alegria, enfim.

Beijos, Welze
Socorro Melo

ADri@n@ disse...

pois e... eu me lembro bem quando era comeco de aula... emcapar os cadernos e livros com aqueles plasticos quadriculados.... ai que saudade...
bjao

Néia Lambert disse...

Welze, as pessoas que tem mais ou menos a nossa idade, terão sempre boas lembranças da volta às aulas. Hoje é um alvoroço, a meninada não quer nada com nada, um desrespeito só pelos professores. Esses, coitados, estão num desânimo total e estão cada dia mais doentes, fico impressionada com o número de afastamentos por depressão e tudo mais.
Bom seria se pudéssemos voltar no tempo e que todos os alunos fizessem da escola novamente um lugar pacífico e divertido.

Beijos

"Manjares da Manu" disse...

Eu tenho muita saudades do tempo da escola!!!Aqui em casa a aula já começou faz 15 dias e até hj está um pouco complicado, pq ele não quer ir!!!Mas tem que ir, né???Fazer o q????

Obrigado pela visita!!!

BJs...

Lourdes Sabioni disse...

Amiga, fiquei surpresa e triste ao mesmo tempo quando cheguei de viagem : voce não entrou no sorteio que deixei rolando enquanto eu viajava..buá buá buá!!!
Mas não vai perder o próximo, hein?
Beijim e ótimo domingo!

Ana disse...

Oi Welze!
Lendo suas lembranças voltei no tempo...,e meu uniforme também era saia de pregas azul marinho bem escuro eu estudava num colégio de freiras no interior de Minas um bom tempo que passaou tão rápido...
Depois poste o pão que fêz ele fica com uma massa fofinha só que branco por ser cozido, mas a Ana disse que é uma delícia e parece mesmo.
Obrigada pela visita uma ótima tarde e uma abençoada semana pra vc.

Danieli disse...

Eu acho tão bonitinho as crianças nos seus primeiros dias de aula. A lancheira atravessada nas costas, aquela carinha de que tudo é novidade...talvez eu goste por me lembrar da inocência daquela época, de como as coisas eram simples. Na minha escola, que era de freiras, lembro que tudo ainda era muito tradicional...as classes em dupla, o quadro negro...e olha que eu entrei na escola em 1990...
Beijos

Unknown disse...

ah, eu tenho na casa da minha mãe, penduradiho na garagem um quadro negro.
daqueles que tem o lugar para por o apagador.
adorava estudar para as provas fingindo que eu estava dando aula.
uma delicia.
também estudei em uma sala que tinha aquela carteira pra 2 alunos.
ai que delicia.
ficava papeando a aula inteira, Jesus!
como eu era tagarela.
hehehe
é muito gostoso essa saudade que a gente sente!
um beijo.

Unknown disse...

lindinha
então passei aqui para dizer-lhe que estou muito feliz por aceitar o meu convite pra a blogagem.
você pode escolher qualquer um dos 3 selinhos que as meninas fizeram.
neste link tem eles.
http://www.sonhareser.com.br/2011/02/1-blogagem-coletiva-do-sonhar-e-ser.html
qualquer duvida, é so chamar.
beijinho

Paula Pacheco disse...

amiga, inicio de aula pra mim tem significado de transito lotado, ainda bem que os meus estudam perto de casa,adorei seu suan com a batata corada, que aspecto bommmm
bjs
Paula

Marly disse...

Olá, querida,

Você tem o dom de nos transportar para o cenário das suas estórias, sobretudo quando vivemos situações semelhantes como é o caso. Eu nunca me sentei em cadeiras com verniz ainda fresco, mas me lembro de quando as lousas 'ficaram' verdes e as carteiras se tornaram individuais, rsrs.

Um beijo e boa semana.

Chocolate na Cozinha disse...

Oi Welze, também tenho boas lembranças das minhas várias "volta às aulas". Era com muita expectativa, que encontrar, em que sala estudar, com qual professor... Muito bom!!
E a chuva???
bjs,

Bombom disse...

As nossas recordações e memórias trazem sempre junto a saudade. Ao ler-te não pude deixar de me rever nas diversas escolas por onde passei. Primeiro como aluna e mais tarde como professora. Hoje, que já estou aposentada há mais de 10 anos, de vez em quando sinto saudades desses tempos.
Bjs. Bombom