22 abril 2011

DIA 22 DE ABRIL. LHE LEMBRA ALGUMA COISA?

Muito se fala a respeito de feriados e feriadões. Tem gente que gosta,outros torcem o nariz para tanta comemoração. Tem comerciante que vive por eles, outros quebram as pernas com cada um deles. Vá entender. Mas é assim mesmo. Tem gosto para tudo. Sempre que tem um feriado, escuto uma mesma prosa. TODOS SÓ PENSAM NO FERIADO, ESQUECEM O VERDADEIRO MOTIVO DESSE DIA. NEM LEMBRAM O QUE ESTÃO COMEMORANDO. Já ouviram isso? Eu já, e muitas vezes. Muitas pessoas esperam os feriados com ansiedade para quando esse chegar, embarcar em aventuras, em viagens, descanso, faxinas que não se faz todo dia, enfim reservam esses dias para coisas diversas. Cada qual a seu modo, a seu bolso, à sua possibilidade. Ouvi muito sobre esse feriado que estamos vivendo nesses dias. SEMANA SANTA, DIA DE TIRADENTES. Mas estou enganada, ou é também dia do DESCOBRIMENTO DO BRASIL? Não foi num dia 22 de Abril que Pedro Álvares descobriu o nosso Brasil? Tudo bem que muita coisa mudou. A Geografia de estudei não é a mesma que se aprende hoje em dia. Mudaram os leitos dos rios, alguns não existem mais, montanhas de um lugar, foram parar em outro, o relevo é diferente quase que em todos os estados, tipo de vegetação então, nem se fala. Antes, aprendi que o descobridor do Brasil, teria desviado de calmarias e sem querer, chegado aqui. Depois, já quase terminando meus estudos, a discussão era outra. Teria o descobridor recebido ordens secretas para aportar aqui. Tudo bem, não discuto essas teorias, juro que não, mas daí a mudar o dia do descobrimento, não sei não. Será que estou tão desatualizada assim? Mudaram o dia e não me avisaram, ou não lembram mesmo da data do descobrimento. Não ouvi falar nada hoje. Tudo bem que não fiquei o dia todo assistindo à televisão, mas nem uma palavrinha? Coitadinho do nosso Brasil. Deve estar triste com tamanho pouco caso. Se hoje é realmente o dia do descobrimento, se não estou enganada, faço questão de dar os parabéns à esse moço. Muitos anos na costa, bonitão ainda, muita coisa boa a oferecer a quem lhe trata bem. Um belo lugar para se viver. Um abraço BRASIL. Feliz seu dia.

7 comentários:

Maria Luiza disse...

Olá, felicíssima fiquei por aparecer lá em casa. Olhe, vc tem toda a razão, infelizmente a data do "descobrimento" nunca foi lembradapelo povo, a não ser nas escolas e eu como professora cantávamos enquanto coloríamos as caravelas. Tempo bom!!! Aposto como vc foi a única a lembrar-se, pois agora aposentada, perdi a noção de calendário. Mina querida, receba o meu agradecimento com meu abraço e desejos de uma FELIZ PÁSCOA!!! Bjbjbjbj!!!

Nilce disse...

Oi Welze

Saudades de você. Tudo certinho por aí?
Pois olha menina, você tem toda razão. Apesar de que o melhor mesmo seria o Brasil, na minha opinião, ter ficado só na mão de seus verdadeiros donos, essa data e outras relacionadas não dão lucro.
Quer outro exemplo? O Dia da Bandeira. Os Símbolos Nacionais estão sendo esquecidos. Cantar o Hino era uma grande emoção no nosso tempo.
Hoje, parece que só no futebol e resmungado, apenas gritam o refrão.

Patriotismo? Patriota? Não respeitam mais nem pai e mãe, imagina se aprendem o que é Respeitar sua Pátria?
As coisas mudaram muito mesmo.

Uma Feliz e abençoada Páscoa para você e os seus.

Bjs no coração!

Nilce

Lourdes Sabioni disse...

Se eu te contar, dá até vergonha, aqui em casa somos 4, eu e meu filho mais novo formados professores...acredita que os 3 mosqueteiros nunca sabem o porquê do feriado? Só pensam em viajar ou ficar de boa no churrasquinho com o truco dos amigos!
É pra rir ou pra chorar?
Beijos e um lindo final de semana!

Papinha Doce disse...

Olá,

Passei para desejar uma Santa Páscoa, para ti e toda a tua familia.

Beijos
Maria José

Sílvia Gianni disse...

Realmente Welze, o aniversário do moço, como você disse, foi esquecido. 511 anos e nenhuma velinha. É triste pensar que o aniversário do seu país não tem valor, nem significado e que, a maioria dos brasileiros não sabe sua própria história. Como construir o futuro sem passado? Bjos.
PS: Gostei muito da sua foto de perfil. Está brilhante e dá para ver bem o seu semblante.

Bombom disse...

Olá Welze! PARABÉNS BRASIL!
Tenho lido muito sobre a História do Brasil (que é paralela à de Portugal)e sempre vi que Pedro Álvares Cabral ia dirigir-se para a Índia, contornando a costa africana. Só que os ventos mudaram e a tempestade os fez, sem quererem, alterar a rota. Andaram perdidos vários dias, até que encontraram novas terras, as Terras de Vera Cruz...
Esse mal de que falas, o do esquecimento dos acontecimentos que nos "forjaram", é geral. Também aqui, desde 1974 parece que já não há Pátria, nem honras à Bandeira Nacional, uma vergonha!
Esperemos que a Escola continue a transmitir estes e outros valores tão importantes para a formação de seres humanos educados e dignos!
Bjs. Bombom

Tati Cavazim disse...

Então não é?
Como podemos?
Realmente esse niver passou em branco para muitos mais do que deveria.
Feliz vida Brasil Varonil.