04 maio 2012

Solidariedade - Começo Meio e Fim

Já tem bastante tempo que venho pensando nesse tema, acho que é porque vivi e vivo esse sentimento muito de perto.
Tive a grande felicidade de contar com a solidariedade de muitas pessoas quando Mamãe não esteve bem, quando nós não estávamos bem, quando tudo esteve muito complicado.
Mas essa solidariedade me confundiu a mente e só agora com clareza consigo enxergar o que ela de fato significa, para mim, em minha bem particular opinião,é bom explicar.
Confundiu porque por muito tempo, quem vive dentro do sentimento, imagina que solidariedade torna a pessoa solidária seu melhor amigo de infância, seu confidente, seu prumo, o que de certa forma até acontece, mas isso é momentâneo.
A solidariedade se mostra num momento de aflição, num momento de angustia.
Mas o desdobramento e compreensão sobre o sentimento, quando ele, a solidariedade não é mais necessária ao "prumo", é complicado e dolorido muitas vezes.
Aquelas muitas ligações de conforto cessam, até porque o conforto já foi dado.
Aquelas muitas preocupações se dissipam no tempo, até porque a preocupação acabou.
Nessa vivencia, é possível conquistar sim, novos amigos de infância, novos confidentes, mas não é regra.
Quando a solidariedade termina, todos voltamos a vida normal, até quem recebeu a solidariedade precisa voltar, cada um com os seus afazeres e preocupações.
Não é menos amor, simplesmente a necessidade da solidariedade acabou.
Tenho tido nesse momento da vida, grande cautela para conseguir de fato não cobrar demasiadamente os meus solidários, e perdoe-me se os cobrei demais
Sou extremamente grata e feliz por te-los tido, e com toda a certeza do mundo tornar-me-ei um dia também.
Mas não transmitirei aos que me foram "uteis" a tristeza  ou a sensação do abandono caso eles tenham voltado para as suas vidas, seus amores, amigos de infância e confidentes.
Fico muito feliz pelos que se tornaram e para os quais me tornei mais importante, prometo que vou cultivá-los.
Aos que dispuseram de suas orações, seu tempo, seu prumo para estar comigo, é grande demais o meu agradecimento para caber aqui.
Mas hoje, entendo que a solidariedade é um sentimento que tem começo, meio e fim.
Obrigado por mais essa grande oportunidade de ser ouvida, lida e mais uma vez contar com a solidariedade de cada um.
Ótimo final de semana.



5 comentários:

Brechique da Dodoca disse...

Bem, querida Cucla, vc está completamente certa e mostrando-se, a cada dia, mais madura e consciente das voltas e exigências da vida. Isto é crescer, o real propósito da vida, penso eu.
Somos feitos para o amor e para a felicidade, mas enfrentamos batalhas, obstáculos, perdas, até que estejamos crescidos para descobrir e usufruir do amor. Nem sei quanto tempo este processo dura! Possivelmente, eternamente, mas, não é porque vai ser tão demorado, que devemos abandonar os esforços de evolução.
Você já sabe disso, estou apenas repetindo o que a sua alma já lhe contou.
Bjsssssssss, menina querida, Deus a abençoa, agora e sempre!

Nane Cabral disse...

Cucla, a vida é mesmo extraordinária, até em momentos duros e difíceis, acabamos aprendendo muito. Linda sua postagem e concordo muito com o que expôs. Beijinhos e um ótimo fds! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Valéria disse...

Oi Cucla!
É bem verdade! Seu texto foi sensato e maduro. Entendo seu sentimento, a vida continuou para todos inclusive para você, mas ainda há um grande vazio carecendo daquele afago dos primeiros momentos. É sempre bom saber que contamos com alguém em um momento delicado e difícil, mas é muito bonito ver a atitude do outro, assim como você está fazendo, agradecendo, embora que estávamos aqui embuídos do mesmo sentimento.
Esta é uma batalha que não é vencida, mas haverá tréguas.
Beijinhos e tudo de bom!

Clau disse...

Oi Cucla :)
Contar com a solidariedade e as orações das pessoas em momentos de dor,é o que nos encoraja a prosseguir nessa vida,tão cheia de altos e baixos.
A vida é assim,precisamos uns dos outros.
Mas ter gratidão...isso somente almas nobres possuem.
Vc,por exemplo.
Bjs!

Lúcia Soares disse...

Cucla, entendo seu pensamento. Ainda há muito a ser preenchido em sua vida, mas agora os passos têm que ser os seus. Com as companhias que valerão a pena. Quem ficar, pode considerar amigo mesmo. Quem se foi, achando já ter cumprido seu papel, que fique bem.
Muitas vezes não se quer incomodar, pensamos que podemos atrapalhar com nossa presença.
Sempre que precisar, estarei aqui.
Beijo!