26 novembro 2009

receita de cebola GOSTOSURAS


Sem fazer como fazia essa iguaria, tentei do meu jeito e não é que até deu certo? Tinha curiosidade em fazer essa cebola, desde que vi em um autdor, é claro que sei que não é assim que se escreve, mas como ia dizendo, desde que vi a foto dessa cebola, em tamanho de enorme para gigante, na propaganda de um restaurante de São Paulo. Não tirei mais a imagem da minha cabeça, até que dia desses, tentei arriscar e como tinha dois experimentadores em casa, lá foi. Fiz assim: Tomei 3 cebolas, porque estávamos em três, descasquei, lavei, cortei em duas partes, depois em quatro e depois em oito gomos, mas tendo o cuidado de não chegar com o corte até o final. Levei ao fogo em panela com água suficiente para cobri-las e esperei a água ferver forçando com cuidado as pétalas abrirem. Depois disso, tirei da água fervente e mergulhei de imediato em água gelada e com cubos de gelo. Novamente forcei as pétalas para que abrissem. Pouco antes de servi-las, tirei da água gelada e deixei escorrendo em peneira com a parte sem os cortes para cima. Retirei assim o excesso de água. Para um resultado melhor, enxuguei pétala por pétala com papel toalha. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado compensa. Estando as cebolas bem secas, polvilhei muuuita farinha de trigo, inclusive abrindo bem as pétalas, para que a farinha penetrasse em cada cantinho. Depois passei cada cebola em ovo batido misturado com leite(bem pouquinho), sal, pimenta moída na hora e páprica. Tudo sem medida exata. Depois de passar as cebolas por essa mistura, passei-as por muuuuita farinha de rosca, novamente tendo o cuidado de fazer a farinha de rosca penetrar entre as pétalas e fritei uma de cada vez em panela pequena com muito óleo bem quente. O óleo tem que cobrir a cebolas. Escorri em papel absorvente e servi com molhinhos. Ficaram demais da conta. Me surpreendi com o resultado. Farei novamente. Tinha ouvido uma culinarista falar sobre essas cebolas, mas ela insistiu em dizer que esse prato tinha que ser feito com cebolas bem grandes. Pode ser, mas fiz com cebolas médias para pequenas e ficaram ótimas. Tanto que ao repetir esse aperitivo, as cebolas serão pequenas novamente. Ficaram muito torradinhas.

8 comentários:

Renata disse...

Quando tiver de novo pode me chamar! Se forem aquelas que eu estou pensando...huuuuummmmm...amo!
Menina as suas cebolas ficaram fantásticas, tá vendo? Quem não arrisca não petisca!

Café com Bolo disse...

Uau! que lindas!
Devem ter ficado ótimas!
aqui no Rio tem uma cadeia de restaurantes o Outback, que serve essas cebolas...só que nunca tive coragem de comer por causa da gordura que devem ter por serem fritas...mas que dá vontade, isso dá...
Beijos lindona.

Fla disse...

Welze eu tô numa vontade doida de comer essa cebola lá do bar Mandala... ai você me deu uma ideia boa de ir lá amanhã...rs.
Adorei a sua versão!
Beijos

Tânia disse...

Welze...eu sou maluca pela cebola do tal restaurante famoso (e caro). Nunca mais vou lá....kkkkkk adorei você ter testado e colocado aqui além da receita, as suas dicas.
Beijinhos

Unknown disse...

que gostoso... vc simplificou a receita e deve ter dado um ótimo resultado!
vou testar!!!

segue aqui a receita do restaurante, que dá um bom trabalho, rs:

Cebola à Bohemia

Ingredientes:
- 700g de cebola
- leite
- vinagre de maçã
- sal
- cerveja escura
- farinha de trigo
- farinha de rosca

Modo de Preparo:
Corte a cebola com um cortador especial, formando uma flor com 26 pétalas. Após o corte, coloque-a para marinar por um dia, em leite, vinagre de maçã e sal. Retire da marinada e deixe a cebola descansar na geladeira de duas a quatro horas. Após este período, coloque-a em outra marinada, com cerveja escura e condimentos especiais, por no mínimo cinco dias em geladeira. Empane em uma mistura de farinha de trigo, farinha de rosca e temperos especiais. Em seguida, frite por aproximadamente 10 minutos. Sirva com molho picante, cheddar e maionese caseira.

Cortesia Restaurante Gogó da Ema
www.gogodaema.com

Leci Irene disse...

Copiando! Copiando! eh! eh! Para sábado já vou lprá cozinha!!!!!!!

www.culinariasaborecor.com disse...

Incrível essa cebola, ficou dez. eu atacaria uma cervejinha bem gelada para acompanhar. beijinhos

Drika disse...

Que lindas essas cebolas. Parecem uma rosa. Parabéns!