08 dezembro 2009

NA VÉSPERA







Ontem Tati e Vi vieram jantar aqui e fiz um quitute que a muito estávamos querendo saborear. É a batata Rosti ou Batata Suiça. Fiz assim: em uma panela grande coloquei batatas pequenas e cobri com água. Levei a panela para cozinhar em fogo médio. Sem tampa. Depois de alguns minutos, espetei as batatas com uma faca de ponta fina. As que estavam no ponto, ia tirando uma a uma. Cada uma tem seu tempo certo de cozimento. Uma dica é enfiar a faca. Se sentir uma certa resistência mas a batata cair da faca, está no ponto. Não pode ser cozida demais. Depois de bem frias, tirei a casca com uma descascador de legumes, pois ela não se solta com facilidade. Ralei em ralo grosso e reservei. Para o recheio usei queijo meia cura ralado grosso, fatias bem finas de peito de peru defumado e requeijão cremoso. Untei uma frigideira antiaderente e acomodei um porção de batatas raladas. Fiz isso com a mão molhada para facilitar o serviço. Coloquei um pouco de recheio e cobri com mais batatas. Acertei os lados e levei ao fogo fraco com um fio de azeite em volta da batata. Esperei por alguns minutos, coloquei uma frigideira em cima da que estava no fogo e virei. Coloquei novamente no fogo e mais um fio de azeite em volta. Quando os dois lados estavam bem dourados e a batata crocante, estava na hora de saborear. Ficou uma delícia. Fiz só com esse recheio por conta de uma chuva forte estar caindo sem parar e ninguém se animar a comprar outros ingredientes. Mas as opções são inúmeras. É só inventar. Não coloquei sal na batatas pois achei que não precisava por conta do recheio escolhido ser bem temperado.

7 comentários:

Marly disse...

Welze,
Ai, que delícia! Essa foto da colher ficou uma perdição! Ainda ontem preparei um pacote de rösti importada que meu marido comprou (achando que era igual à caseira; o coitado às vezes quer me poupar o trabalho), e a coisa grudou toda na frigideira, aaffe!
Beijinho

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Essa receita e ótima já fiz minha filha adora!! NENHUMA E IGUAL A CASEIRA. A FOTOGRAFIA ESTÁ LINDA.BJIM.

Vicentina disse...

Welze, que gostozura esta batata, deu até agua na boca.
Bjs

Rachel disse...

Welze, essa batata é mesmo uma delícia, dia desses fiz uma aqui, estava só, marido viajando, quis fazer algo rapidinho pra eu não morrer de fome, daí não cozinhei, ralei crua mesmo, não é que deu certo. Ficou uma delícia! Está programada para entrar por esses dias! Bjuss!!!

Abobrinhas na Cozinha disse...

Amo essa batata Welse!!! Delícia de prato!
Beijinhos!

Unknown disse...

ai que delícia isso!
dá pra mandar uma por sedex???
bjos

Lilian disse...

Nossa, a boca encheu de água... Que coisa mais bonita e, tenho certeza, deliciosa.
Vou tentar fazer aqui.
Bjs