26 janeiro 2010

receita de família - polenta do dia seguinte


Outro dia, para o jantar, fiz polenta. Fiz assim: levei uma panela grande ao fogo com azeite. Fritei alho e cebola picadinhos, acrescentei orégano e folhas de mangericão fresco e coloquei um pouco de sal. Depois de bem fritinho, adicionei uma medida de água. À parte, coloquei em uma bacia, uma medida de fubá mimoso. Nele acrescentei duas medidas de água e mexi bem. Quando a água da panela estava fervendo, coloquei o fubá já dissolvida em água de uma só vez e comecei a mexer até engrossar. Baixei o fogo e de vez em quando, dava uma mexida até a polenta estar bem cozida. Transferi para uma travessa e servi com molho de carne moída. No dia seguinte, para fugir da polenta frita, em uma frigideira grande, coloquei um fio de azeite e nele, cebolas em pétalas grandes, tomates em pedaços grandes e pimentão vermelho a amarelo em fatias grossas, dando um tempinho entre cada ingrediente. Coloquei um pouco da sal, mix de pimenta em grãos e deixei tudo estar bem incorporado. Em fogo fraco e frigideira tampada. Depois do refogado pronto, coloquei por cima dele, fatias grossas de polenta (amanhecida), algumas folhinhas de mangericão fresco e deixei mais um pouquinho no fogo, até a polenta pegar o gosto do refogado. Servi com arroz branco. Uma delícia.

13 comentários:

Rachel disse...

Você me encheu a boca de àgua com toda essa narração da preparação de sua polenta.
Me deu uma vontade louca pois adorooooo polenta, inclusive já até postei...mas não tem jeito...vou fazer conforme sua explicação pra matar a vontade, depois te conto, ok?
Bjuss!!!

Sandra Peres disse...

humn! adoro polenta, molinha pra comer de colher, se for com um frando atropelado então!!!

Sandra Peres disse...

Ah, como faço pra pegar meu selinho???

"Manjares da Manu" disse...

Hummmm, essa é para o maridão!!!Ele ama!!!

Bjs...

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOOOOOOOOORO POLENTA COM FRANGO OU CARNE MOIDA!OU PURA COM QUIABO!

Drika disse...

Hum... Eu gosto de polenta, mas nunca fiz, até agora só provei a dos outros. hheeheh
bjs!

Marly disse...

Olá, querida Welze,

Aaffe, essa polenta atiçou as minhas papilas! Eu já estava selecionando receitas de polenta dos meus cadernos, agora já viu, né? terei de incorporar todas essas dicas, na que eu for fazer!
As queijadinhas daí debaixo também estão um arraso!

Ah, Welze,

Tenho que te dar algumas explicações.

1ª) Sobre a minha decisão de não repassar os selos que recebo:
É que, um tempo atrás, alguns blogs tiveram problemas com os selos recebidos. Segundo esses blogs, os tais selos tinham sido passados contaminados com vírus, e os donos (as) dos blogs tiveram que reconfigurar os seus computadores, além de terem sofrido outras perdas.
Desde então, há blogs que simplesmente não aceitam selos nem homenagens desse tipo (que possam carregar malwares). É essa a razão de eu não os repassar, entende?

2ª) Minha filha caçula (que na época tinha onze anos) foi quem criou os meus dois blogs e os e-mails que direcionam a eles. Nem eram esses atuais blogs, mas ela reaproveitou alguns dados para criar esses últimos (os primeiros sempre foram inativos). Com isso, os meus dois blogs atuais estão anormalmente entrelaçados de modo que às vezes eu penso em abrir outros, em domínio próprio e sem confusão. Num dos e-mails desses blogs (que é também o do Orkut) ela me deu o "codinome" de 'Sunrise' (eu mesma jamais pensaria num nome desses, kkkkk). Por isso, às vezes, quando eu comento num blog - sem que eu perceba -, o e-mail usado é esse. Quando eu percebo a tempo, eu o mudo, mas nem sempre isso acontece. Quero dizer, a Sunrise que se incluiu entre os seus seguidores sou eu.

Beijão e boa tarde.

Eliane C. Rodriguês disse...

HUUUMMM

ADORO POLENTA... GOSTO DE QD SOBRA E EU FRITO... FICA DIVINO....

TEM MAIS 1 SELINHO P VC NO MEU BLOG....

Glorinha L de Lion disse...

Quando era pequena, tinhamos uma vizinha cuja empregada sempre fazia polenta frita e dava pra gente...eu adorava...eu era ruim pra comer! Minha mãe sofria pra me dar comida...comi na boca até uns 8 anos...rsrsrsrs acho que era preguiça...mas disso eu gostava.
Me lembrei da infância...
E olha, esse niver tá chegando ein?
Quero brigadeiro!
Beijos.

Unknown disse...

que ótima solução para sobras de polenta!
deu até fome...

Maria Inês Feijó disse...

Que delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Nane Cabral disse...

Olá Welze querida, me desculpa ter sumido mas ando numa correria sem fim. Amei essa polenta, fiquei babando... ah, será que poderia me enviar seu endereço para o meu e-mail? queria mandar uma lembrancinha para vc de aniversário. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com ah,meu e-mail é epcabral@uol.com.br

Fla disse...

Ai Welze que delícia de receita. Sou suspeita porque amo polenta, mas essa sua está de dar água na boca.
Beijos
Fla