14 janeiro 2010

receita de família - quibe SEM HORTELÃ


Estava com todos os ingrediente para fazer quibe assado. O trigo demolhado e espremido, a carne bem magrinha, os temperinhos todos já colocados sobre a carne, quando percebi que não tinha HORTELÃ. Como fazer quibe sem HORTELÃ? Não fica a mesma coisa, o sabor é outro, completamente diferente. Mas, como já tinha colocado sobre a carne, sal, alho e cebola processados, azeite, caprichei no cominho, no orégano e coloquei o trigo bem espremido. Misturei muito, muito, muito mesmo. Estava gostoso, mas a falta do hortelã, era bem sensível. Mas, mesmo assim, untei uma travessa e levei o quibe para o forno. Fiz corte nele ainda cru e reguei com azeite. Quando o quibe ainda estava no forno, uma de minhas vizinhas, que tem uma roça aqui pertinho, onde planta de tudo um pouco, me chamou e disse que estava trazendo MENTRUS, para eu fazer escaldapé, pois segundo ela, é um santo remédio para diminuir as dores causadas pelos esporões. Mas não foi só essa planta, essa erva, que ela trouxe. Me deu um maço dos grandes de hortelã, pois achava que eu estava muito abatida e que precisava desse chazinho também. Nossa, que sorte. Falei do quibe sem hortelã que estava assando e ela falou que foi transmissão de pensamento. Na hora de servir o quibe, piquei miudinho uma grande quantidade de folhas de hortelã e misturei à coalhada, com azeite e pouquinho de sal. Com um acompanhamento desses, o quibe ficou delicioso. Minha vizinha também gostou.

6 comentários:

Erika disse...

Oi Welze, tenho visitado o seu blog todos os dias, simpatizei muito com vc, tenho aproveitado algumas receitas e idéias suas.
Bjs
Erika

»¤Þ䵣䤫 disse...

kkkkkkk... Salva pela vizinha bacana hein! Deve ter ficado delicioso esse molhinho com hortelã! Ficou lindo o pratinho! Bjinhos Welze :D

Glorinha L de Lion disse...

Hummmmmm....já providenciei pra fazer quibe de forno amanhã! Aqui tem hortelã na minha hortinha...pouquinho, mas tem...adoro!
Como vc faz a coalhada? É coalhada de potinho?
Queria aprender a fazer aquela coalhada seca árabe...é tão gostosa...cê sabe amiga, me dá a receita?
Beijão.

Fla disse...

Que delícia Welze.
Tem certas coisas que combinam tanto né, quibe e hortelã é uma delas.
Eu comeria bem um pedaço...rs.
Beijos

Unknown disse...

que ótima solução...
tudo de bom essa pratinho!

Paula Pacheco disse...

Welse, que prato mais fofo e convidativo, gostei muito do kibe, e que transmissão de pensamentos hein...e com coalhada nossa caprichou ,
bjs
Paula