27 maio 2010

receita de família - viracambote de bananas


Esse bolinho é coisa de infância. Minha mãe nos encantava quando os fazia para o lanche . Nos chamava para vermos os bolinhos, virarem cambota(cambalhota) sozinhos no óleo, ficando assim perfeitas bolinhas. Eu também fazia esses bolinhos em minha escola de educação infantil, no Éden, aqui pertinho de Sorocaba e as crianças, em cima de cadeiras, guardando distancia segura do fogo, gritavam e batiam palmas quando os bolinhos viravam na fritadeira. Era uma loucura. VIRA, VIRA, VIRA, VIROU!!!!!!. Dessa vez fiz com bananas maduras e ficaram mais gostosos ainda. Fiz assim: numa tigela, amassei 3 bananas nanicas maduras, acrescentei 1/4 x de chá de açúcar, 1 pitada de cravo em pó(ou canela), 1 pitadinha de sal, essência de limão(raspas da casca), 1 ovo, mais ou menos 2 x de chá de farinha de trigo e 1 colher de sobremesa de fermento em pó. Misturei tudo. Levei uma frigideira funda com óleo ao fogo e fui pingando os bolinhos no óleo quente. Assim que tirava os bolinhos da frigideira, passava por papel absorvente e polvilhava açúcar e cravo moído(canela). Com chá de alfazema e frutas, é tudo de bom.

9 comentários:

Marly disse...

Welze,

Adorei esse post e o nome do bolinho (que conheço por 'sonho de banana, rsrs).
Beijinho e boa tarde.

Renata disse...

Que nominho mais lindo!!!Rsss...

Pena que não como fritura, porque me deu uma vontade danada!

Abraço amiga, adorei!

Ana disse...

Oi Welze!
Esses bolinhos com banana são uma delícia.Acho às vezes difícil acertar o ponto,já ví pessoas fazerem com a massa crua por dentro,não sei se é falta de farinha ou se é óleo qunte d+.
Será que po assar esses bolinhos...
Os seus estão lindos,com um café ia bem agora.
Abraço t+.

Vicentina disse...

Welze, este tal de viracambote deve ser de babar de bão, feito com bananas? sabe que nunca comi, e este doce de pêras que maravilha, olha acho que chego aí agorinha mesmo, quanta coisa boa meu Deus.
Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!

Amei a receita!!!Delícia!!!

Bjs...

Danieli disse...

Receita boa e simples, com aquele gostinho de comida de mãe! Não precisa mais, não é verdade? Adorei!

Fla disse...

Que delícia essa história Welze...rs... imagino a cara da criançada...rs...na expectativa de virar.
Adorei.
Beijos

Leci Irene disse...

Este é novo! Não conhecia... Vou copiar. Dizem que vai chover todo o fim de semana por aqui - imagina então! Vou me divertir com esta receita!

ELIANE TAVEIRA disse...

Que diferente!!!
Parece delicioso...
Amamos bananas, vou tentar fazer...
Ah, amei sua idéia da agenda familiar, já estamos usando a nossa!!!

Bjos
Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com