08 junho 2010

receita de família - molhos para massas

nossa mesa

macarrão nhoque ao sugo

macarrão recheado ao pesto
Quinta-feira sempre foi dia de massas na minha família. Mais mesmo que o domingo. Nessa quinta-feira feriado, fizemos para o almoço duas massas com três versões de molhos. Ao sugo, pesto e alho com ervas.
O pesto, fiz assim: bati no liquidificador 2x de folhas de mangericão fresco, 3/4x de azeite, 1/4x de óleo, 1/2 x de água, 4 nozes, 3 dentes grandes de alho e queijo parmesão ralado. Se ficar sem sal, acrescente mais queijo ralado. Bati bem e reservei. Depois da massa cozida e escorrida, na hora de servir, transferi o pesto para uma frigideira e aqueci o molho. Coloquei sobre a massa e servi.
O molho ao sugo, fiz assim: levei uma panela ao fogo, coloquei azeite, cebola e alho picados e fritei um pouco. Coloquei 1 lata de extrato de tomate, 1 colher de sopa de açúcar, sal, orégano, 1 folha de louro e 2 caixas de puro puré de boa marca. Deixei no fogo fraco até separar o azeite do molho. Depois do macarrão cozido e escorrido, coloquei o molho por cima e servi com queijo parmesão ralado.
O molho de alho e ervas, fiz assim: levei uma frigideira ao fogo e coloquei azeite, alho e cheiro verde picados, ervas finas, sal, orégano, um pouco de vinagre de vinho branco e um pouco de água. Esperei amornar e coloquei sobre a massa. Dessa opção não tenho foto. Esse molho fica muito bom também para colocar sobre pão torrado.

3 comentários:

Eliana Pessoa disse...

WELSE QUE DELICIA ESSAS MASSAS TUDO MUITO ESPECIAL!!!

Fla disse...

Eu adoro qualquer molho, tendo macarrão pra mim não precisa de mais nada.
=)
Bjs

ELIANE TAVEIRA disse...

Welze que maravilha é essa?!
Amei e vou copiar agora...
bjos

Eliane