11 agosto 2010

receita de família - bolo pic nic com cacau

Esse bolo é tradicional na família. Sempre foi feito em assadeira retangular, sem recheio ou cobertura. Típico bolo para café ou chá da tarde. Dessa vez modifiquei um tantinho e ficou também muito bom. Fiz assim: bati 3 claras em neve e reservei. À parte bati 1 x de manteiga com 3 gemas e 2 x de açúcar. Acrescentei 1 x de leite frio, 1 x de amido de milho, 2 x de farinha de trigo. Bati bem e acrescentei só mexendo levemente as claras em neve e 1 col. de sopa de fermento em pó. Separei um pouco da massa e juntei 2 col. de sopa de cacau em pó. Coloquei a massa branca em forma de buraco no meio untada e enfarinhada e cobri com a massa com chocolate. Mexi com um garfo para que se misturassem um pouco e levei a assar em forno médio. Ficou uma delícia.

6 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Queridona, eu faço esse bolo quase toda semana aqui em casa, às vezes 2 vezes na semana! só que coloco chocolate em pó, aquele dos padres em vez de cacau...o resto é igualzinho...é boooooom demais. E eu gosto de comer quente, assim que desnformo...ui me deu até vontade de fazer um. Beijos.

Figos & Funghis disse...

Que bolo bonito Welze! É bem parecido com o bolo mármore né?! Eu adoro bolos assim sem calda e sem muitos enfeites, são os melhores!
Beijinhos,
Fabi

Taís Marçal Diniz disse...

Que delícia de bolo...deu vontade.
Acho que vou ter que ir para a cozinha fazer...rsrsrs...!!!
Beijos!
http://myblogsaborear.blogspot.com/

Fla disse...

Minha mãe também tem uma receita com esse nome. Mas o dela é diferente, vai alguma outra coisa que não lembro o que é.
Adorei a sua.
Bjs

Drika disse...

Minha avó faz um parecido. Chamamos de bolo mesclado. :)

ELIANE TAVEIRA disse...

Lindo e delicioso! Amo suas receitas de família...

Bjinhos

Li