20 outubro 2010

receita maluca - bolo de tigela




Já viram bolo de caneca não é mesmo? Pois é, esse meu é de tigela, pois aqui em casa, bastou esquentar um pouquinho o dia e lá vem, não sei de onde umas tantas formigas, de tantos tamanhos e qualidades, que tudo tem que ser engeladeirado, ou colocado em formas bem fechadas. Como não gosto de bolo gelado, comprei duas formas de plástico bem resistente, com tampas. Uma baixa e bem larga para tortas e outra bem alta e menor para bolos. Por isso o nome de BOLO DE TIGELA. Digo mais, esse bolo foi o resultado da junção dos recheios de dois outros bolos que fiz sob encomenda. Um com creme de limão e ganache de chocolate branco e outro de chocolate com cocada com gelatina. A cocada de gelatina fiz assim: levei ao fogo 1 1/2 x de água com 3 x de açúcar para formar calda grossinha. Adicionei 400 grs. de coco ralado médio e deixei apurar mais uns 2 minutos, retirei do fogo e acrescentei 1 envelope de gelatina previamente diluída como manda a embalagem. Deixei esfriar e recheei o bolo. O recheio de creme de limão fiz misturando 1 lata de leite condensado com o suco de 3 limões rosa. Juntei os ingredientes e levei para gelar. A ganache fiz juntando 400 grs. de chocolate branco em 2 col. de sopa de creme de leite e levando os ingredientes ao fogo em banho maria. Para montar o bolo que fiz usando uma receita de pão de ló de leite fervido, cortei o bolo em 3 partes. Coloquei uma na tigela, cobri com a cocada, coloquei a outra parte do bolo, cobri com o creme de limão, coloquei a última parte do bolo e coloquei a ganache. Tampei e ficou meio que um bolo do crioulo doido, mas delicioso. Sem formigas invasoras e sem precisar para isso, levar a geladeira.
Pão de ló de leite fervido:
bater 3 claras, juntar 3 gemas, bater bastante, adicionar 2 x de açúcar, bater novamente, acrescentar 2 x de farinha de trigo, misturar bem e juntar 1 copo americano de leite fervente com 1 colher de sopa de fermento em pó. Misturar levemente e levar a assar em forno médio. Tudo muito bom.

13 comentários:

Nilda Biagio disse...

Olá Welze
Eu também tenho esse problema com as formigas...e não há o que acabe com as danadinhas...então eu também guardo tudo em tigelas bem fechadinhas.
Prá variar gostei das receitas de hoje...já estão devidamente guardadinhas!!Obrigada!!
Bj
Nilda

Danieli disse...

Formiga é um bichinho danado mesmo né? Eu fui em uma agroveterinária e o rapaz me indicou um remédio (que infelizmente eu não lembro o nome). Apliquei uma vez só na minha cozinha e elas nunca mais apareceram!
De repente, dá uma pesquisada em alguma agro perto da sua casa.
E esse bolinho, hein? Achei uma maravilha. Beijos

Unknown disse...

Adorei as idéias para recheio, devem ficar muito boas.
Tenha uma linda tarde.
Beijos doces e perfumados!

Sandra Peres disse...

Adorei as duas ideias, do bolo e da tigela.
Formiga da trabalho, mais do que barata, e é um bichinho nojentinho!
Eu vivo jogando alcool e detergente para matar as bichinhas.

Beijão

Fla disse...

Ai formiga é um bicho muito safado!
Em casa consegui acabar com elas na base daquele Kautrine ou algo assim!
E delícia de bolo hein!
Bjks

Silenciosamente ouvindo... disse...

Formigas agora aí e aqui a nos
deixarem...é a diferença de
estações do ano.
E bolinhos para diabéticos?
Beijinhos/Irene

Aline Vachelli disse...

Oi Welze!! No meu antigo apê tinha muita formiga também, acabei com muitas usando um veneninho de seringa, muito bom..só não lembro o nome.
E quando fazia doce, usava do artifício de minha avó: Colocava um prato com água, uma tigela como suporte e a forma em cima!! hahahhaa... Nenhuma nunca se arriscou a praticar nado livre...rss...

Beijokss

Nilce disse...

Welze vou te contar um segredo. Aqui temos duas fomigas, enormes por sinal. Uma magrinha, marido; e outra mais cheinha, EU.
E como não querer tanta delícia que você inventa aí e quem fica com água na boca somos nós?
Delícia de viver!

Bjs no coração!

Nilce

Marly disse...

Olá, amiga,

Aqui as formigas também são uma praga (e não tem Koutrine nem remedinho de seringa que dê jeito permanentemente, então eu também não facilito, rsrs). Agora, este bolo é um 'senhor' bolo de festa!
Vou copiar esta receita, pois a foto está uma tentação completa! rsrs.

Maria Célia disse...

Olá Welze
Aqui em casa a formigona sou eu mesma, amo bolo de paixão, só não como todos os dias porque engorda muito, senão...
Este seu deve ter ficado um arraso.
Posso até sentir o gostinho.
Bjos

Deia disse...

Minha querida amiga, sempre me enchendo de fome! rsrs! Um dia bato a sua porta sema viso e peço para experimentar alguns dos seus quitutes! Meu carinho sempre! Deia

www.culinariasaborecor.com disse...

Minha cozinha ainda não esta sendo atacada por formigas, tive problemas ano passado com isso. O bolo com esse recheio tão nobre só pode ter ficado uma gostosura.
Passei também para informar que tem um mimo para vc la no blog. beijinhos

Socorro Melo disse...

Welze,

Essas formiguinhas são uma praga mesmo. Não avistamos nenhuma, até que apareça um bolo, kkk Nossa, parece que advinham, né? E curioso é que depois somem sem deixar rastro.

Olha, os bolos me deixaram com água na boca.

Gd beijo
Socorro Melo