15 março 2011

receita da tv - pão cozido no leite (Alemão)



Vi essa receita no Mais Você, da televisão. Fiz, gostei, mas achei que para meu paladar poderia fazer algumas modificações. Na segunda vez, fiz do meu jeito e gostei mais. Fiz assim:
misturei numa bacia 2 col. de sopa de açúcar com 20 grs. de fermento fresco para pão. Depois de formar um líquido, acrescentei 1 ovo grande, 60 grs. de margarina culinária, 250 ml de leite morno, 1 col. de sopa rasa de sal e 1/2 quilo de farinha de trigo. Sovei até soltar das mãos. Fica uma massa bem delicada. Deixei crescer por meia hora. Depois desse tempo, mesmo sem ter dobrado de volume, fiz bolinhas e coloquei na panela anteriormente preparada(*). Deixei crescer novamente por mais meia hora. Cobri as bolinhas, já crescidas com meio litro de leite na temperatura ambiente, tampei a panela e levei ao fogo bem fraco, bem fraquinho mesmo, inclusive coloquei a panela sobre uma chapinha que tenho para fazer pudins. Deixei cozinhar por 35 minutos. Depois de cozido, tirei o pão da panela e levei em assadeira rasa ao forno bem quente para corar. Fica super macio e assim, colocado depois no forno, com uma cor linda. É o pão mais macio que já fiz.
(*) forrei uma panela grande com papel alumínio e passei bastante margarina no fundo e na lateral da panela, sobre o papel alumínio.

15 comentários:

Unknown disse...

Pãozinho mais macio e mais fofinho gente! Tô morrendo de fome aqui, à procura de um café da manhã...acho que vou aí viu? rsss

Abraço pra voce,
Bom dia!

Pimenta Biquinho - Adriana disse...

AH, eu vi essa receita, fiquei aqui morrendo de vontade, mas fiquei com receio de não dar certo,rsrsr.Então vale a pena mesmo??

JOANA CAMPOS disse...

Amiga, fala aí é bom esse esse pão?
Então manda pra cá! hehehe

beijos queridona.

Vicentina disse...

Ah! então vc experimentou? eu fiquei curiosa com esta receita da Ana Maria Braga.
O seu ficou lindo e fofo.
Bjs

angela disse...

eu tambem já fiz, ficou excelente! devo postar em breve. que bom que vc aprovou a farinha. bj enorme.

Receitas para a Felicidade disse...

Que riqueza de pão welze, lindo e fofo, adorei e nunca tinha visto esta receita....vou ter de fazer pois parecem uma delicia só.

Beijos e obrigado por partilhar!!

Andréa Santana disse...

Que pão maravilhoso,não conhecia essa receita, a massa é ótima.

Beijos,
Andréa...

Sílvia Gianni disse...

Com certeza é uma delícia. Fiquei comendo com os olhos. Vou esperar minha irmã chegar para nos visitar e vamos fazer a receita e comer tudo. Ela ama qq tipo de roscas e vai amar essa também. Bjos.

"Manjares da Manu" disse...

Eu vi no dia, mas esqueci de copiar, vou aproveitar as suas anotações!!!Que pão super fofo!!!Deu água na boca!!!

BJs...

Josy disse...

Perdi essa receita Welze, que fantástica e fácil de fazer, qualquer dia vou fazer, adoro pães, e se vc provou e aprovou, farei tranquilamente...bjocas

Valquiria Cristina disse...

Oi amiga eu vi essa receita, fiquei com agua na boca, qualquer dia vou tentar fazer aqui em casa.
beijinhoss

http://coisasdocoracaodaval.blogspot.com/

Unknown disse...

Welze, senti o aroma de sua cozinha com esse pão maravilhoso...
Adorei o seu cantinho e já sou sua seguidora...Espero vc em breve lá na minha cozinha pra tomar um cafezinho com um pedaço de bolo quentinho...bjkas

Patrícia Gomes disse...

Que interessante esse pão, frô!
Fiquei com vontade de experimentar também! ;oD

Xerinhos
Paty

Unknown disse...

Amiga, amanhã não aparecerei no blog pela tarde .......vou fazer este pão!!Quando vc disse que foi o pao mais macio que já fez ...fiquei com vontade de levantar e ir fazer mas já muito tarde e tenho que responder a alguns comentários ...mas amanhã farei e te conto!Bj e obrigada pelo carinho!

Paula Pacheco disse...

Welze parabens que pãpo lindo e super macio,
bjs
Paula