22 fevereiro 2010

receita de família - segredinho gostosuras




Essa receita é a mesma do tradicional escondidinho de mandioca e carne seca. Mas como gosto dele bem firme, apelidei com esse nome. Fiz assim: Coloquei 1/2 k de carne seca para dessalgar na água na geladeira. Troquei vária vezes a água e levei para cozinhar em panela de pressão até estar macia. Reservei. Tirei a casca da mandioca, cortei em pedaços grandes e levei também para cozinhar até ficar molinha. Rendeu 1 k de mandioca. Levei uma frigideira ao fogo com azeite e fritei 2 cebolas grandes em rodelas. Juntei a carne seca cozida, escorrida e desfiada, fritei bem e juntei cheiro verde picadinho. Reservei. Passei a mandioca cozida e escorrida pela máquina de moer e levei ao fogo em panela grande com 1 caixinha de creme de leite e a mesma medida de leite comum. Adicionei 2 colheres de margarina culinária e um bocadinho de sal. Reservei esse purê. Untei um refratário com azeite, coloquei a metade do pure de mandioca, coloquei o recheio de carne seca e cobri com a outra parte do pure. Polvilhei queijo parmesão ralado e levei ao forno bem quente para gratinar. Ficou dos deuses. Com uma saladinha de folhas verde refrescantes, foi uma refeição e tanto.

5 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Hummmmm...que diliça!
deve ter ficado dos deuses mesmo...e concordo com vc...acho que ficar dando bandeira na rua, dando beijos ousados não tem nada a ver...beijar é bom, mas é pra se fazer a dois...mas não me incomodo com quem faça desde que sejam beijocas discretas...não acho necessário ficar exibindo seus dotes beijoqueiros pra ninguém, né?
Olha, fiz meu primeiro pão que deu certo! Receita sua! bati na batedeira planetáriacom a pá do capitão gancho...agora que vi que dá certo, vou fazer sempre!
obrigada e muitos beijos.

Renata disse...

Isso só pode ter ficado muito bom!

Uma boa semana pra vocês,

Abraço,

"Manjares da Manu" disse...

HUmmm, isso é uma delícia!!!Eu amo, vou fazer esta semana!!!!

BJs...

Silvia Masc disse...

Cara danada de boa... deve ser uma delícia.
Voltarei pra dar mais uma passeadinha por aqui.

beijinho

Fla disse...

Olha, carne seca eu não como, mas já pensei na versão com umas tirinhas de mignon refogadinhos... igual eu comi em Porto de Galinhas, ai que delícia!
Beijos