17 setembro 2010

Perdão. Blogagem coletiva


Tenho uma definição para essas palavras. Coisa minha. Pode estar errado ou confuso ou estranho, mas para mim assim é válido.
DESCULPA, é o que eu peço para me redimir daqueles foras, saias justas, furos que as vezes mesmo sem querer provoco em alguém ou para alguém. Aí vem aquele: Ops! Desculpa aí!
Agora, PERDÃO, é coisa mais séria. É coisa grossa. Meio que pesada.
Se tiver que pedir perdão, é porque arrasei com alguém. Fiz coisa errada, mas daquelas baita mesmo. Se fiz, porque agora peço perdão? Se fiz foi porque assim o quis. Assim achei que fosse o certo. O melhor. Se de algum modo isso prejudicou alguém, será que eu não pensei nisso antes? Será que pedir perdão agora resolve as babaquices? Mas se fiz com certeza do que fazia, então não tem porque pedir o tal perdão. Tenho é que assumir as consequências e boa. Fazer o quê? Mas se fui grosseiro, tranqueira, mau caráter e fiz de caso pensado, porque agora, o que aconteceu para eu pedir perdão? Mudei da água pro vinho?
Se ao contrário, me fazem alguma maldade, daquelas que me marcam pra caramba, magoam muito mesmo. Aí neguinho vem e pede perdão. Ah, sei não! Não gosto disso. É meio que morde e assopra. E se a pessoa que fez tal maldade ou provocou a tal dor do caramba, olha depois do dano causado, se arrepende e vem se redimir? Será mesmo que por pior, mais mal que tenha me causado, é caso dela pedir perdão. Se ela fez o que fez com boa intenção, mas o tiro saiu pro lado errado, será que essa pessoa tem mesmo que pedir perdão? Será que uma conversa com explicações não é o suficiente para se entrar num acordo e ambos os lados se compreenderem? E se for realmente o caso de pedido de perdão. SENHORDAGLÓRIA, quem somos nós para perdoar alguém?
Por isso eu acho que o que está mais para nosso lado, em nosso dia a dia, em nosso caminho, são as desculpas, os pedidos e as aceitações de desculpas.Tem pessoas que me fizeram chorar, me fizeram sair do eixo, me tiraram do prumo, realmente machucaram fundo. Para essas pessoas, depois que o choro acabou, a raiva esmoreceu, não tenho nem tempo. Por enquanto nem rezar por elas, infelizmente rezo. Mas quando conseguir fazer uma prece para essa tal pessoa e espero que isso aconteça logo, pois sei que ninguém é realmente feliz com um sentimento desses no coração, mas, enfim, me dou o direito de por enquanto me sentir assim, mas quando tudo isso terminar, é meio que recente ainda, mas eu puder mandar uma oração para essa tal pessoa, de maneira nenhuma acho que a terei perdoado. Não sou eu que terei que fazer isso. Essa pessoa mesmo é que tem que se acertar lá com seus sentimentos e conceitos. Conseguir rezar por ela, não quer dizer que ela fará parte da minha vida novamente. Só terei a calma novamente ao meu lado. Olha, trocando em miúdos, perdão é coisa grande demais para mim. Nunca precisei pedir e espero nunca ter que aceitar um pedido dessa grandeza.
Realmente esse é um assunto que não me deixa à vontade para escrever. Desculpa aí!

10 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Eu gosto de vc assim! De cara lavada, corajosamente sincera e verdadeira! acho que alguém que nos magoou MUITO e nos machucou MUITO pode sim, se arrepender MUITO. Eu mesma já fiz isso. Posso ter querido machucar e magioar e depois me arrependi. É humano tb ter raiva e depois ter que pedir perdão pq se arrependeu. Mas cada um tem seu tempo de digerir a raiva, de perdoar ou não. Cada um é único e há vários modos de se perdoar.
Vc minha amigona querida, é uma pessoa tão autêntica e verdadeira que é impossível não perdoar caso pise na bola. E tenho certeza que perdoa tb. Grande beijo amada!

Leci Irene disse...

Ei, gostei... Concordo em genero, número e grau! Eu quase não consegui escrever sobre perdão, hehehe

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Welze
"Sair do eixo.... estar fora do prumo"... perfeito!
Depois de hoje, voltamos ao eixo do nosso eu real... ficamos no prumo ideal, graças a Deus! Vc contribui com suas palavras adequadas... para nivelar-nos. Obrigada.
Um bj em seu coração.

Isadora disse...

Welze, eu comentei sobre isso. Acho perdoar muito forte, para coisas seríssimas. Prefiro o desculpar e se desculpada. Confesso que lendo o que você escreveu parei para pensar, sobre algué fazer algo e depois que vê no que deu perdir desculpa. Não sei, acho que as pessoas podem se arrepender.
Um beijo

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

WELSE QUANDO SAIO FORA DO PRUMO... AI AI AI...
Ñ TENHO FACILIDADE PARA DESCULPAR...
MAS ESTOU TRABALHANDO ESSE LADO MEIO JUMENTO QUE TENHO QUEM SABE UM DIA NÉ?

Vicentina disse...

Welze, minha saudosa mãe sempre dizia "errar é humano, e perdoar é divino". Mas nós nem sempre perdoamos quando o que nos provocam é grande demais, mas até pro nosso conforto acho que devemos perdoar sempre, mesmo que continuemos afastados desta pessoa.
Muito boa sua participação.
Bjs

Beth/Lilás disse...

Alô Welze!
Sabe de uma coisa? Concordo contigo.
Afinal perdão é algo que se pede para coisa muito grave e quem perdoa, duvido muito que lá dentro esqueça, apague por completo a mágoa.
Afinal perdoar é ato divino.
um super abraço carioca

Socorro Melo disse...

Oi, Welze!

É muito gostoso ler seus textos, eu sou fã deles, viu?
Olha, você tá certa quanto a desculpas e perdão, também acho isso.
Quanto a perdoar, acho que às vezes erramos feio mesmo, ofendemos, e outros nos ofendem, e muitas vezes fazemos isso num momento de raiva, de transtorno, e nos arrependemos por isso. Acho que todos temos o direito a uma segunda chance, assim creio, que Deus age conosco, dessa forma. Mas, realmente precisamos de tempo, de mudança de pensamento, de compreensão, para ocorrer o perdão.

É muito bom vir aqui. E agradeço suas visitas, ok?
Beijos
Socorro Melo

Nilce disse...

Oi, Welse

Que papo gostoso.
Você tem razão com relação a "picuinhas". Isso também não me afeta, esqueço logo.
Passei por uma fase terrivel que me fez ter ódio e isso não me fazia bem.
Consegui me libertar e me tornei uma pessoa bem melhor.
Gostei muito da tua sinceridade.

Adorei ter te conhecido através dessa Blogagem da Glorinha. Espero continuar recebendo o teu carinho. Quanto a mim, estarei sempre por aqui.

Bjs no coração!

Nilce

Deia disse...

Oi Welze! Me desculpa por ter demorado a vir ler o seu perdão? rsrs! Estive fora desde sexta-feira cedo e pensei em você no domingo, pois havia uma exposição de motos Harley Davidson no shopping que fui passear!
O que dizer, minha querida? Acho que você tem razão nos seus questionamentos, sabia? Eu prefiro abstrair e perdoar, virar a página, zerar a história. Um beijo e muitos banhos para nós duas! Deia