20 abril 2011

NÃO IA FALAR, MAS VOU

Dias atrás, quando precisava que um médico do SUS, no caso o meu, desse um encaminhamento para um ONCOLOGISTA, telefonei para o Posto de Saúde, do meu bairro, onde faço avaliação da Pressão Arterial, tive de uma atendente a resposta que meu médico, poderia fazer esse encaminhamento, se quisesse, se estivesse numa boa lua.
Queria saber dela, se pelos critérios, esse era o caminho correto.
- Venha para um encaixe de consulta e lhe peça o encaminhamento. Se ele tiver de boa lua, ele lhe dá.
Fiquei danadíssima da vida e lhe respondi que não caíra de para quedas na frente do posto, e que era uma cliente do tal médico, já há bastante tempo, e que não ia depender da lua de ninguém para obter o tal documento.
Por meio de outras pessoas, de boa vontade e sem burlar vigilância, sem puxar tapete ou furar fila, consegui o encaminhamento e fui à consulta com o Onco.
Hoje foi dia de consulta normal com meu médico no Posto de Saúde e lhe contei o ocorrido.
O médico, meu amigo de longa data, que sempre atendeu minha mãe em hospital particular ou convênio, sempre com a mesma gentileza, carinho e atenção, ficou horrorizado com o sucedido. Ficou triste com o probleminha na minha saúde, disse que quer me ver como sempre fui, animada, alto astral e confiante e depois de ver meus exames e me explicar mais algumas coisinhas inerentes à eles, foi a vez de comentar sobre o procedimento da funcionária. Não lhe falei o nome da pessoa, mas ele ficou visivelmente injuriado com o fato. Me aconselhou a procurar a direção do posto e contar o ocorrido, mas expliquei que por enquanto me limitaria a me cuidar. Sei que seria certo me queixar dessa funcionária, mas por enquanto, estou pensando mais em mim.
Saí do posto com um grande abraço do meu médico, meu amigo e mais confiante ainda num ótimo final para tudo isso. Pelo simples fato de lhe contar o fato, já me senti aliviada.
Aquilo estava meio que engasgado na minha garganta. Agora digeri, não me faz mais mal.
Por enquanto isso me basta.

20 comentários:

Nidi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nidi disse...

Que absurdo! Mas acho que você fez bem em deixar isso pra lá, tem coisas que não valem à pena; ficar estressada, triste, irritada, etc, etc, etc.. não vai levar a lugar algum, então é melhor pensar em você mesmo, na sua saúde e bem-estar, e o resto.. é o resto.
Beijos querida!

Adriana Alencar disse...

Realmente um absurdo! Ainda bem que você deu um voto de confiança ao médico e a verdade foi esclarecida. Desejo melhoras para esse problema de saúde e uma Feliz Páscoa.
Beijo
Adri

Glorinha L de Lion disse...

Queridona, mais uma vez fico admirada com tua sabedoria, minha amiga! Que grande lição vem dando a tantas pessoas com esse seu jeito altaneiro de enfrentar as coisas. É por essas e por outras que te amo, de verdade! Vai sair dessa, muito mais breve do que imagina!Grande beijo, uma semana de paz e muuuuita saúde recuperada!

Drika disse...

É triste ver como as coisas funcionam. Não sei nem o que dizer, só que devemos rezar, e muito, pelos que sofrem em hospitais principalmente, pela falta de sensibilidade dos outros. Um abraço Welze, e melhoras.

Valéria disse...

Oi Welze!
É triste encontrar pessoas assim que trabalham com o público, com uma má vontade incrível e sem um pingo de sensibilidade. Ainda bem que você é uma pessoa de bom senso e soube contornar a situação. Cada vez que voltamos aqui descobrimos mais um pouco de sua grandeza como pessoa. Você é demais! Beijão!

Silvia Masc disse...

Abençoada sabedoria e bom senso querida.
Desejo à você uma ótima Páscoa no sentido real do que ela significa.
Muita saúde e paz.

beijinho

Lucinha disse...

Welze,

Você agiu certo. Nós deveriámos sempre agir assim.
Nós, a começar de mim, pois sou brasileira e amo minha Pátria, sempre deixamos tudo pra lá. E a coisa chegou no ponto que está.
Você não estava pedindo um favor, é um direito seu, como cidadã brasileira, que paga seus impostos e vive dignamente.
Aqui, é bem diferente, todos lutam pelos seus direitos.
Você desabafou, fez a sua parte. Isso que importa.
Se cuida amiga! O mais importante agora é você seguir o que o médico lhe indicou.
Uma Páscoa abençoado pra você e toda a família.
Beijos

"Manjares da Manu" disse...

Isso é um absurdo!!!
Ainda bem que o médico é seu amigo!!!!Mas ele deve falar com a direção do posto!!!
Agora cuide de sua saúde e esqueça este tipo de pessoa!!!

Bjs...Feliz páscoa!!!

Marly disse...

Olá, amiga,

É mesmo muito frustrante deparar com este tipo de situação, chato mesmo!

Um beijo e boa Páscoa para você e os seus.

Catarina Collins disse...

Welze,
Realmente e' um absurdo amiga... Mas agora o importante e' a sua saúde. Cuide bem de você. Desculpe de nao comentar mais, mas estou num corre corre por causa do emprego. Mas sempre que tenho um tempinho venho ver as novidades.

Beijinhos e uma Boa Pascoa para você e sua família.

Anônimo disse...

Oi,Welze!

Esse tipo de coisa,é muito chato.
Mas,não se aborreça,o importante é a sua saúde.
Bom feriado.
Ester

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

WELSE É COM ESSES ABSURDOS QUE TEMOS QUE CONVIVER DIARIAMENTE AQUI EM BRASÍLIA ONDE A SAÚDE É TRATADA COM O MAIOR DESRESPEITO POR TODOS !
AMIGA ESPERO QUE ESTEJA TUDO MUITO BEM COM VC!
DESEJO UMA PÁSCOA BEM FELIZ PARA VC E SUA BELA FAMÍLIA!
BEIJO

Josy disse...

Pois é Welze, é por essas e outras que me pergunto por que existem tantas pessoas que trabalham em empregos que não tem nada a ver com elas. Essa moça por exemplo não deveria estar aí, trabalhando com o público, pois percebe-se que não tem um pingo de sensibilidade e respeito ao ser humano que está em um Posto de Saúde e muitas vezes já fragilizado por algum problema que esteja passando. Muitos desempregados poderiam estar ocupando o lugar dessa cidadã que esta ai por que precisa do trabalho como qualquer um de nós, mas esta no emprego errado.Infelizmente essas pessoas acham que estão livres de um dia poderem se encontrar na mesma situação. Não ligue amiga,preocupe-se com vc e com sua sáude que é a prioridade hoje. Fez bem em contar o ocorrido. Feliz Páscoa amiga pra vc e sua linda famiia...beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

É impressionate Welze como as pessoas são, né?!!!, elas acham que a gente tá fazendo um favor p/ elas enquanto que é direito nosso ser bem atendido independente de lua de alguém, quando isso acontece isso eu penso que essas pessoas com esse tipo de comportamento uma dia vão estar do outro lado também, será que elas vão gostar desse tipo de atendimento?!!!, o que vale mesmo são os amigos e esse abração que vc ganhou cheio de energia boa e por falar nisso te desejo uma Páscoa iluminada junto à sua família, bj♥kas, Ana, ;)...

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

É impressionate Welze como as pessoas são, né?!!!, elas acham que a gente tá fazendo um favor p/ elas enquanto que é direito nosso ser bem atendido independente de lua de alguém, quando isso acontece isso eu penso que essas pessoas com esse tipo de comportamento uma dia vão estar do outro lado também, será que elas vão gostar desse tipo de atendimento?!!!, o que vale mesmo são os amigos e esse abração que vc ganhou cheio de energia boa e por falar nisso te desejo uma Páscoa iluminada junto à sua família, bj♥kas, Ana, ;)...

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Célia disse...

Ei Welze
Existem funcionárias ou secretárias de médicos que se julgam donas deles.
Você fez muito bem em contar ao médico.
Quanto à reclamação junto à direção você fez bem em não falar nada.
O melhor a fazer é cuidar da sua saúde e passar por cima de picuinhas dos outros.
Bjo e fique com Deus.

Lilian, a mãe do Gabriel. disse...

Querida Welze,
acabei de conhecer seu blog e fiquei de água na boca de ver tantas delícias...
Releva o que essa funcionária fez, perdoa, pois quem agiu mal foi ela, você se mostrou correta e íntegra e isso é o que importa.
A partir de hoje vc fará parte em minhas orações diárias viu...e ti enviarei muitos pensamentos positivos.`
Paz e muita Luz sempre...

Mariana disse...

O desrespeito com o cidadão na àrea da saúde(e outras) é tanto q muitos absurdos não surpreende, infelizmente.
Q bom que tudo deu certo.
Há Profissionais e profissionais em todas as àreas.
Saúde.