07 janeiro 2010

receita de família - torta de azeite


Essa receita foi uma das premiadas num concurso de receitas de doces, onde o ingrediente principal era o AZEITE de OLIVA. Fiz assim: para a massa, que vai forrar o fundo de uma assadeira de fundo falso, processei 2 pacotes de bolachas waffles sabor nozes ou limão. Adicionei às bolachas moídas, 2 col. de sopa de leite e 1/2 x de chá e azeite do muito bom. Misturei bem os ingredientes forrei a forma e levei à geladeira. Isso feito, comecei o recheio que é um creme feito com 1 lata de leite condensado, levado ao fogo com 2 x de chá de leite, 5 col. de sopa de amido de milho e um pouco de licor de damasco ou o que gostar. Deixei no fogo até engrossar e ficar um creme espesso. Desliguei o fogo e adicionei a essa mistura, 200 grs. de chocolate branco picado e uma lata de creme de leite ou 2 caixinhas de creme de leite. Depois desse creme frio, juntei 1/2 x de chá de nozes picadas, a mesma medida de figos secos picados, damascos picados, uvas passas sem sementes e frutas cristalizadas. 1/2 x de chá de cada ingrediente. Misturei tudo e coloquei em cima da massa e levei à geladeira por no mínimo 4 horas. Na hora de servir, tirei da forma e decorei com nozes em metades.
A foto foi tirada da segunda torta que fiz para as festas de Natal e Fim de Ano e quase que não consigo fotografar. Acabou na mesma hora em que foram servidas. Com certeza a torta é bem melhor que a fotógrafa.

5 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Que receita incrível! Já comi doces com azeite e realmente tem um toque especial.
Essa sua combinação deve ser maravilhosa! A massa da torta eu também amei a idéia do waffle!!
Vou fazer, um dia! kkkkk (a lista das receitas à fazer está gigante).
bjs

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Acho que nunca comi receita doce com azeite ñ me lembro,mas quem sab qualquer dia experimento!

Fla disse...

Welze que super diferente!
Adorei, nunca pensei em usar azeite em doce. Sensacional!
Bjs

www.culinariasaborecor.com disse...

Amiga, só lendo os ingredientes imaginei essa maravilha de torta, achei curioso o azeite. É o tipo de sobremesa que não sobra para dia seguinte né. beijinhos

Anônimo disse...

Olá Welze,

Faça parte das redes sociais da Borges Brasil e confira deliciosas dicas de receitas, do uso do azeite e outras novidades do mundo gastronômico.

Link Facebook:http://www.facebook.com/#/pages/Borges-Brasil/159057429020?ref=ts
Link: Twitter:http://twitter.com/borgesdobrasil

Att.

Equipe Borges Brasil